Emoção marca entrega dos primeiros diplomas do Fast Heroes

 In Especiais, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, SAMU Sapucaia do Sul

“Os resultados do projeto traduzem exatamente a crença de um professor.” Com esta frase, Daliam Pereira Dalla Lama resumiu a sua participação no Fast Heroes 192, desenvolvido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sapucaia do Sul. Ela é professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Casado e junto a outras colegas recebeu o certificado de capacitação nesta manhã, 23 de fevereiro. Ao todo, 223 profissionais receberam o treinamento.

Professora Daliam recebendo o certificado

Com a presença de autoridades, médicos, gestores, educadores e alunos-heróis, o ato se transformou em um louvor ao sucesso da aliança entre saúde e educação. Para o diretor de Assistência à Saúde da FHGV, Marcelo Basttiani Pasa, a iniciativa alcançou ótimos resultados pelo envolvimento dos professores. “Hoje, as crianças de Sapucaia são super-heróis para o combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) porque a área educacional do município comprou a ideia”, disse ele.

Médicos Pasa e Zãn

Na mesma linha, Pasa ressaltou o envolvimento dos professores, que foram além no propósito de ensinar os pequenos a identificar os sinais da doença e chamar socorro. “Vocês, mestres, já trabalharam na prevenção da doença”, constatou após ouvir relatos da orientação sobre hábitos saudáveis, que havia sido adotada em sala de aula. A secretária da Educação, Djoydi Felipin, lembrou que desde o início a rede de ensino aderiu ao projeto. “A caminhada foi linda com o propósito de salvar vidas. Abraçamos a causa e daremos continuidade, pois através das crianças é que vamos transformar o mundo”, justificou ela.

O coordenador da Linha de Cuidado do AVC da FHGV, Diógenes Guimarães Zãn, aproveitou para testar o conhecimento dos alunos. “Nota 10!”, exclamou ele, após fazer várias perguntas às crianças, todas respondidas na ponta da língua. “Para mim, não existe sorte, há oportunidade com preparação. O que vemos hoje em Sapucaia é a prova disso”, comemorou o neurologista. A coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV também ressaltou a parceria. “A boa vontade da Secretaria de Educação foi constante. Já estamos planejando a nova edição do projeto, que vai atingir todos os terceiros anos do ensino fundamental, ou seja, mais de 1.500 alunos”, antecipou Adriana Chilante.

Lágrimas de improviso

Ao final, depois da foto reunindo todos os presentes, um aluno de nove anos abordou o médico Diógenes. Ao lado de sua professora, ele quis contar ao neurologista o que o Fast Heroes representou em sua vida. “Doutor, eu não saberia viver sem os meus avós. O projeto me ensinou a cuidar deles. Foi muito importante eu aprender sobre o AVC e, agora, saber direitinho o que fazer se eu perceber algo errado com os meus avós”, expressou João Pedro, sob observação de todos. A maioria não conteve as lágrimas.

– “Não dá para levar pra casa?”, brincou o médico, descontraindo o ambiente de muita emoção.

Passado e futuro

A Iniciativa Angels, que promove o Fast Heroes e trabalha mundialmente para reduzir as mortes por AVC, tem as crianças como aliadas para alcançar o objetivo. E Sapucaia do Sul, após vencer todas as etapas, está apta a receber o certificado de Cidade Angels, que seria a segunda no mundo. A distinção leva em conta a preparação do município para enfrentar a doença, com treinamento no hospital, no Samu e nas escolas.

No ano passado, cerca de 4.000 alunos da rede municipal foram impactados pelo conteúdo sobre identificação de sintomas do AVC e busca de socorro imediato. Agora, o comprometimento das autoridades em continuar com o projeto nas salas de aula vai erguer a mais nova Cidade Angels do mundo.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação FHGV

Recent Posts