FHGV ultrapassa 300 mil atendimentos em 2023

 In CLISAM, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias, SAMU Sapucaia do Sul, UPA Sapucaia

Emergências, urgências, consultas, exames, cirurgias, internações, procedimentos médicos de qualquer natureza. Sempre que o cidadão precisou, alguma unidade da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) esteve de portas abertas para recebê-lo. Apenas no último ano, os seis estabelecimentos de saúde administrados pela Fundação computaram um total de 301.991 atendimentos, somando Sapucaia do Sul e Tramandaí.

O Hospital Municipal Getúlio Vargas lidera, por quantitativo, a assistência prestada aos moradores de Sapucaia e de municípios aos quais é referência. Totalizou 101.657 atendimentos, um acréscimo de 11% em relação ao ano anterior. Segundo Loredi Becker, gerente Administrativa do hospital, os números expressam cuidado com a saúde da população. “Com excelência, compromisso e responsabilidade, superamos as adversidades”, destaca ela.

Em segundo lugar, vem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul, que realizou 71.134 atendimentos, seja de urgência e emergência ou serviços de enfermagem. De acordo com a coordenadora da unidade, Jéssica da Silva Pinto, a meta é continuar sendo a primeira referência aos pacientes que necessitam cuidado rápido. “Estamos de prontidão 24 horas por dia e preparados para qualquer urgência”, reforça Jéssica.

Referência para vários municípios do Litoral Norte, o Hospital Tramandaí totalizou 54.006 atendimentos no ano passado. No momento, passa por obras de ampliação e melhorias que vão dar outro parâmetro à unidade, inclusive com restaurante e cozinha prestes a serem inaugurados. Segundo o gerente Administrativo, Roger Esteves, o hospital tem reconhecimento da comunidade. “Nunca deixamos de receber ninguém e ainda ampliamos os serviços, com ambulatórios e cirurgias nas áreas de ginecologia e traumatologia”, observa.

Equipe do Samu de Sapucaia do Sul

Voltando a Sapucaia do Sul, outras três unidades estão a serviço da população. O Centro de Especialidades, que também recebe pacientes de inúmeros municípios para áreas em que é referência médica, somou 45.702 atendimentos. A Clínica de Saúde da Mulher, abriu 25.083 protocolos entre consultas e exames e, ainda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou 4.409 socorros dentro do município.

Para o diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, embora os números sejam bastante relevantes, a instituição quer ampliar os serviços e ainda melhorar a assistência, seguindo a receita de trabalho conjunto de toda a Diretoria, gestores e colaboradores. “A satisfação dos usuários conquistada nos últimos anos nos fortalece para outras jornadas”, diz ele, citando obras já entregues.
– Nova recepção, moderno Centro Obstétrico e revitalização de leitos de internação no HMGV; tomógrafo, coleta de sangue e ampliação de serviços no HT; Raio-x digital prestes a funcionar na UPA e muito mais.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts