Samu Sapucaia tem mais de 90% de aprovação

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O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapucaia do Sul comemora resultado de pesquisa que apontou enorme satisfação dos pacientes e familiares ao atendimento que vem sendo prestado. Questionário realizado com 722 pessoas que acionaram o 192, revela que 33% dos que responderam deram nota oito, 42%, nota nove, e 16%, nota dez. O levantamento foi apresentado pela coordenadora do Samu, Letícia Medeiros Santomé, durante reunião que fez um balanço de 2023 e traçou perspectivas para o próximo ano.

De acordo com os dados apurados, a equipe de suporte avançado realizou 38% dos atendimentos, com um tempo médio de atuação de 36 minutos. A equipe de suporte básico, por sua vez, que atende os casos menos graves, se deslocou em 62% das vezes, com um tempo médio de 40 minutos dispendido para cada caso. Os tempos são cronometrados desde que a Regulação Estadual do Samu aciona o serviço local até a finalização do atendimento ao paciente.

Outro número que mostra a eficiência do Samu Sapucaia está na agilidade de deslocamento. Em média, da saída da base, localizada às margens da RS-118, até o local do chamado, são 10 minutos. Para a coordenadora, os profissionais que atuam na unidade, que é gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), são vocacionados para o trabalho que fazem. “Todos estão aqui há vários anos, o que facilita a integração e favorece um melhor desempenho”, diz ela. “Se um homem não sabe a que ponto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”, exemplifica Letícia, parafraseando pensamento do filósofo romano, Lucio Sêneca. No total, o Samu realiza cerca de 400 deslocamentos de urgência por mês.

Para o ano que vem, as metas traçadas incluem a conquista da certificação Angels, que se refere à capacidade de socorro a pacientes vítimas de AVC; educação permanente dos profissionais, redução ainda maior nos tempos de resposta aos chamados e melhorias no prédio que sedia o Samu. Segundo Letícia, foi montado um “time” de ensino, composto por funcionários, com o objetivo de que o conhecimento também chegue ao público externo.

O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da FHGV, Rafael Teixeira Dutra, representou a instituição no evento. Ele destacou a organização do serviço e o comprometimento com novas metas. “Com indicadores confiáveis, objetivos alinhados e gestão moderna, o Samu tende a ficar ainda melhor”, comemorou o diretor.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

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