Disciplina do MBA faz desafio prático a funcionários da FHGV

 In CLISAM, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias, SAMU Sapucaia do Sul, UPA Sapucaia

Poucas pessoas têm conhecimento sobre a complexidade dos fluxos e a verdadeira engenharia logística que envolve o funcionamento de uma instituição de saúde. Este cenário exige constantes estudos e correções de práticas, sempre com o intuito de aperfeiçoar a rota, de forma que não haja falta de suprimentos necessários, bem como, estejam sempre armazenados ou dispostos no lugar correto. O processo logístico custa dinheiro e erros no seu gerenciamento, em casas de saúde, por exemplo, podem afetar até o tratamento de um paciente. Senso de responsabilidade e profissionais qualificados são garantias para que o processo ocorra sem frustração.

A disciplina Gestão de Suprimentos e Logística, do MBA em Acreditação em Saúde e Gestão da Qualidade, que está em andamento na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), propôs aos alunos que reestudem setores e processos a fim de aperfeiçoá-los. Um total de 16 grupos foram formados, abrangendo os hospitais Getúlio Vargas e Tramandaí, Clínica de Saúde da Mulher, UPA e Samu de Sapucaia do Sul.

Revisão de fluxo das órteses e próteses, organização de fluxos de fornecimento e armazenagem de medicamentos, qualificação da publicidade das compras para aumentar o leque de fornecedores, programa de descarte de materiais não-hospitalares, educação sobre a nova Lei de Licitações, organização de material médico, revisão de carros de parada, armazenagem e uso de cilindros de gases, reorganização de almoxarifado, revisão de estoque na Nutrição, verificação da produção e transporte de refeições, entre outros, foram tópicos definidos para o aperfeiçoamento proposto pela disciplina.

Para o professor Marco Aurelio Panzenhagen, titular da disciplina, a atualização tecnológica permanente e mudanças planejadas e organizadas garantem às empresas mais competitividade e a manutenção de clientes/pacientes. “Estes cenários de mudanças não devem encontrar resistências dentro da instituição. As novidades precisam ser adotadas na prática, a partir do conhecimento da equipe que trabalha nesses ambientes, pois as melhorias serão muito impactantes”, explica ele.

Segundo Panzenhagen, a logística de materiais na área da saúde compreende um conjunto de ações desenvolvidas para assegurar, além da economicidade, o abastecimento contínuo e uniforme de materiais médicos e medicamentos necessários na assistência ao paciente. “Considerando o grande investimento financeiro em ambiente hospitalar, a gestão de suprimentos deve prever a cobertura integral do ciclo de reposição, sem margem a problemas na prestação do atendimento”, finaliza o professor.

Os grupos de trabalho vão apresentar os estudos e as sugestões logísticas para as unidades da FHGV no mês de novembro, como tarefa extra do MBA.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Jocélia Bortoli / Comunicação FHGV

Recent Posts