FHGV entrega diplomas aos formandos do Programa de Residência Médica

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Residência Médica

O auditório da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas recebeu cerca de 70 convidados na noite da quinta-feira, 23 de fevereiro, para a cerimônia de formatura da segunda turma do Programa de Residência Médica da FHGV. O principal objetivo do Programa é qualificar os médicos para uma intervenção profissional propositiva no âmbito do SUS.

Segundo o diretor geral da Fundação e coordenador da Coreme, Juarez Verba, “o Hospital ainda não tem uma Residência Médica consolidada, e os verdadeiros donos do Programa são os construtores dessa trajetória de troca, que nos instigam a cada momento para vencermos juntos os desafios no dia-a-dia”. Ainda de acordo com Verba, “desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro é o que diferencia os bons profissionais, e aqueles que conseguirem seguir esse caminho terão mais chances de alcançar o sucesso”.

ENTREGA DE DIPLOMAS

A cerimônia de formatura teve falas entusiasmadas e culminou com a entrega dos diplomas, por parte dos supervisores, a cinco dos seis médicos residentes: Ricardo Leivas Moraes (Psiquiatria), José Alberto Orrego Júnior (Psiquiatria), Cristiane Montano Zamboni (Anestesiologia), Etiane Saldanha Mendes (Clínica Médica) e Aline Nascimento de Campos (Pediatria). Esteve ausente apenas Kárita Cristina Corbellini (Pediatria).

Além do diretor da FHGV, Juarez Verba, compunham a mesa de autoridades o vice-coordenador da Coreme do HMGV, Rafael Rosito; a diretora de Atenção à Saúde Substituta da Fundação, Juliane Dias; a diretora de Atenção à Saúde do Hospital, Loredi Becker; e a coordenadora da Unidade de Residências Profissionais e Estágios da FHGV, Carolina Santanna.

FALAS E AGRADECIMENTOS

Em seu discurso de abertura da cerimônia, o vice-coordenador da Coreme, Rafael Rosito, falou sobre os formandos e suas especialidades médicas, ressaltando a qualidade do trabalho desenvolvido durante os três anos de Residência e os desafios que esperam os médicos a partir de agora. “Sinto um misto de alegria e tristeza neste momento em que nosso contato diário com os alunos termina, mas quero agradecer a todos por nos ajudarem a desenvolver a Residência Médica do Hospital. Desejo sucesso e felicidades a todos”, disse ele.

Após a entrega dos diplomas aos formandos, cada supervisor fez uma breve fala, enaltecendo o trablaho e o esforço dos alunos no processo que desenvolve a Residência Médica no Hospital. Pedro Ritter, supervisor da Psiquiatria, garantiu que os formandos estão preparados para o mercado de trabalho e que isso é motivo de orgulho para ele e para o Programa de Residência. O supervisor da Pediatria, Fábio Baiocco, conclamou os residentes a manterem sempre a postura inquieta, que possibilita a evolução constante dos profissionais. Ubiratan Gomes, representante da Anestesiologia, também enalteceu a capacidade dos formandos para atuarem no mercado de trabalho. Por fim, a supervisora de Clínica Médica, Adriana Trein, disse estar orgulhosa pela colaboração e atuação da aluna formanda em sua área.

Em nome dos formandos, José Alberto Orrego Júnior (Psiquiatria) fez um discurso breve, falando das experiência vivida nos três anos de Residência. Disse que também tem um sentimento de ambivalência, de alegria e tristeza pelo encerramento do curso, que todos saem mais capacitados e que os novos residentes encontrarão um caminho melhor, preparado com esforço e carinho pela equipe de ensino e por aqueles que agora se formam.
Saiba mais sobre o Programa de Residência Médica da FHGV

Recent Posts