Diretoria Executiva da FHGV presta contas para trabalhadores e usuários de atuação em 18 meses

 In CLISAM, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias, UPA Areal Pelotas

A Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) distribuiu para trabalhadores, usuários e comunidade em geral um informativo contendo a prestação de contas do trabalho realizado pela Diretoria Executiva ao longo de 18 meses compreendidos entre janeiro de 2018 a julho deste ano. O material foi desenvolvido com base nas informações oficiais fornecidas pelas direções de Atenção à Saúde, Administrativo e Financeiro, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Geral.

Em editorial, a Diretoria Executiva da FHGV inicia a prestação de contas relembrando decisões governamentais voltadas para o cenário externo que impactam no ambiente interno da Fundação, principalmente por causa do congelamento de gastos em saúde e educação por 20 anos devido à Emenda Constitucional nº 95.

Próxima edição está prevista para abril de 2020

No tocante ao ambiente interno, a Direção Executiva da FHGV aponta ainda que “havia uma organização com alto grau de endividamento, com atrasos de salários, encargos e impostos, dívidas com fornecedores e prestadores de serviços e com capacidade de investimentos zerada. As relações de trabalho em alguns casos eram irregulares, como acontecia com o Recebimento de Pagamento Autônomo (RPA) e o teto constitucional, com pouco e distante grau de diálogo. Uma instituição com baixa cultura e capacidade de planejamento e com modelo de atenção comprometido pelo endividamento, pelo desabastecimento e pela ausência de controle de suas dívidas. Havia, ainda, uma imagem negativa perante os órgãos de controle e fiscalização”.

Saneamento financeiro

Em 2018, o resultado contábil da FHGV foi de superavit financeiro de R$ 7 milhões, sobretudo em virtude do incremento de receitas, da participação da Prefeitura de Sapucaia do Sul e da redução das despesas. No entanto, esse montante não representa lucro e fez com que o Passivo da Fundação fosse reduzido em 34%. De janeiro de 2018 e junho de 2019, a Direção da Fundação conseguiu renovar seus principais contratos de gestão. No Polo Sapucaia do Sul, a partir de janeiro de 2018, a Prefeitura Municipal passou a investir um valor mensal de R$ 1.590.000,00. Em 2019, o ingresso de receita mensal de R$ 550.000,00 possibilitou a apresentação da nova matriz salarial médica, do Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho (LTCAT) e do percentual de reposição salarial aos trabalhadores.

O contrato do Hospital Tramandaí (HT) teve incremento de R$ 1 milhão a partir de 2018 e o pagamento de dívidas em 12 parcelas de R$ 400 mil. Além disso, os municípios de Tramandaí, Pinhal, Imbé e Cidreira, através de cotas proporcionais a suas respectivas demandas, investiram R$ 2.573.000,00 no HT. Recentemente, os Municípios de Imbé e Cidreira assinaram o repasse de valores mensais fixos para o HT. Tramandaí e Pinhal devem assinar em breve. Em Pelotas, contrato está em fase de renovação. Ao mesmo tempo, durante esses 18 meses, a FHGV desfez vínculos com instituições cujos contratos não atendiam as necessidades das partes envolvidas.

Pagamento

A falta de repasses, especialmente por parte do governo estadual durante o ano de 2018, somada à decisão da FHGV em priorizar o pagamento do salário de seus trabalhadores, resultou em atrasos na quitação de débitos com fornecedores e prestadores de serviços. Agora, essa situação começa a se recuperar. Além das verbas através da renegociação de contratos de gestão, por meio de recursos oriundos de emenda parlamentar está sendo possível executar as obras do Centro Obstétrico do HMGV. Do total de R$ 562.432,30, R$400.000,00 vieram do governo federal por meio de emenda parlamentar e R$ 162.432,30 como contrapartida do Município de Sapucaia do Sul.

Encargos sociais e reajuste de salários

A Fundação alcançou a completa regularização no recolhimento de encargos sociais, fiscais e trabalhistas. Hoje, tributos como INSS e Imposto de Renda (retidos dos trabalhadores) estão sendo recolhidos regularmente, além do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Dívidas antigas estão todas parceladas e pagas normalmente. A regularidade fiscal é fator importante de gestão, pois demonstra uma situação de equilíbrio, além de evitar multas.

Mesmo num cenário desgastado em nível nacional e estadual, marcado pela luta dos trabalhadores por seus direitos, a Direção da FHGV tratou da construção de propostas de reajustes salariais para seus funcionários junto aos sindicatos. Em suas respectivas assembleias gerais, as categorias aprovaram os índices de reajuste e as demais cláusulas sociais constantes no acordo coletivo.

No dia 16 de agosto, a FHGV depositou na conta de seus trabalhadores o valor correspondente à primeira parcela do 13º salário de 2019. Essa antecipação não ocorria desde 2015. Após atrasos de salários, sobretudo em relação aos meses competentes ao final de 2018, a FHGV estreitou o diálogo com o novo Governo do Estado, buscando sempre a prioridade do pagamento a seus trabalhadores. No momento, os salários estão sendo pagos rigorosamente em dia.

Outra ação da Direção se deu com o ajuste do número de funcionários em Cargo de Livre Provimento, extinção de alguns desses cargos e enfrentamento da crise com redução dos salários dos gestores (CCs e FGs) remanescentes, inclusive dos próprios diretores. Em acordo com a legislação, a Fundação cancelou o pagamento de verbas rescisórias aos CCs.

Dimensionamento de pessoal

O HMGV fez parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos para que os alunos façam estágio curricular obrigatório em diversos cursos no Hospital. Em contrapartida, a Fundação recebe a elaboração do plano diretor para o HMGV, e o dimensionamento de pessoal nas diferentes áreas de trabalho do Hospital, iniciado em maio deste ano com o objetivo de definir o quadro de pessoal necessário em cada setor para atendimento e cuidado do usuário. O resultado do trabalho será apresentado aos gestores e haverá um cronograma de implantação.

Sistema online

O fim do papel nos processos internos da FHGV. Esse é o principal objetivo da ferramenta Business Process Management (BPM), também conhecida como Workflow, que começou a ser implantada na instituição no início do mês de abril e já está sendo utilizada por diversos setores na Fundação. Entre as vantagens do novo processo estão questões que envolvem economia com menos gastos em papel, tinta e energia; agilidade; segurança porque todas as etapas ficam gravadas, sem dispersões ou extravios de documentos; manutenção da memória em função da rastreabilidade e proteção do meio ambiente com exclusão do papel nos processos.

Atenção à Saúde

As principais ações em funcionamento de 2018 a 2019 da Diretoria de Atenção à Saúde são:

  • Retomada da identificação dos pacientes por pulseiras de segurança tanto no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e implantação no Hospital Tramandaí (HT).
  • Readequação da área física do SAMU junto à UPA conforme padronização do Ministério da Saúde.
  • Solicitação de habilitação para atendimento das vítimas de violência sexual no HMGV e na UPA de Sapucaia do Sul junto ao Ministério da Saúde.
  • Capacitação permanente das equipes para qualificação da assistência.
  • Revisão dos planos operativos com precisão para atingimento de metas em todas as unidades da FHGV.
  • Projeto em processo de aprovação pelo Ministério da Saúde para a compra de equipamentos para a Triagem Auditiva Neonatal (TAN) para HMGV e HT.
  • Início da reforma do Centro Obstétrico do HMGV.
  • Reativação da Câmara Técnica de Urgência e Emergência numa atuação conjunta entre HMGV; UPA e Prefeitura de Sapucaia do Sul.
  • Exames e consultas dos trabalhadores do polo de Sapucaia do Sul são realizados com base no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) atualizado a cada ano e de acordo com as necessidades apontadas pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) desenvolvido por engenheira e técnicos de segurança do trabalho.
  • Pelo PPRA identificação dos tipos de riscos físicos, químicos e biológicos para os trabalhadores sapucaienses e implementação de normas para trabalhos específicos que envolvem liberação e acompanhamento por parte da segurança do trabalho.
  • Imunização dos trabalhadores com vacinação contra gripe.

Clisam

Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) é referência em Sapucaia do Sul no atendimento da gestante de alto risco e o trabalho conta com a parceria da Universidade Feevale. Mulheres e homens atendidos pela rede básica de saúde são orientados sobre o tema planejamento familiar em reuniões mensais na FHGV. Também fazem parte da abordagem outros assuntos ligados à saúde, como por exemplo, a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, há encaminhamentos para a realização de exames para execução de laqueadura e vasectomia nos casos indicados pela avaliação médica

HMGV

Confira os principais destaques: 

  • Informatização de notificação de evento adverso, facilitando a coleta de dados que orientem condutas em prol da segurança do paciente.
  • Informatização do acolhimento e dos consultórios da Emergência.
  • Mudança do aprazamento manual para o eletrônico, permitindo maior segurança na precisão dos horários no momento da administração das medicações.
  • Implantação do projeto-piloto na Unidade de Cuidados Prolongados da dispensação de medicação por turno, garantindo maior controle da mesma e da administração de medicamentos.
  • Requalificação para habilitação de 15 leitos de Cuidados Prolongados e estruturação da sala de realibilitação.
  • Habilitação de três leitos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).
  • Requalificação de seis leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).
  • Instalação de câmeras de videomonitoramento para melhorar a segurança interna.
  • Implantação do Programa de Classificação de Risco (PRORIS) na rede de Urgência e Emergência.
  • Aquisição do ecógrafo do HMGV, possibilitando maior qualidade dos exames nas artérias através do ecodoppler, do ecocardio para exames no coração e para ecografias em geral. O equipamento foi adquirido em 5 de outubro de 2018 e permite a realização de 350 ecografias por mês.
  • Adesão à classificação de Robson para análise à indicação do parto cesáreo, e assim, traçar o perfil das gestantes sapucaienses.
  • Auriculoterapia – técnica integrativa – para os trabalhadores que atuam na Unidade de Saúde Mental do HMGV e projeto-piloto para o atendimento dos pacientes da unidade.

SER

O Serviço Especializado de Reabilitação (SER) de janeiro de 2018 a maio de 2019 meses fez 1.126 atendimentos de fisioterapia e 3.265 de fonoaudiologia. O SER funciona junto à Unidade Básica de Saúde no centro de Sapucaia do Sul e reabilita pacientes com alta do HMGV oriundos da traumatologia, ortopedia e neurologia em fase aguda. No local, também há o serviço de fonoaudiologia que depende de encaminhamentos do HMGV e da Secretaria Municipal de Saúde.

Hospital Tramandaí
O HT realiza cerca de 25 mil procedimentos por mês. Uma pesquisa com pacientes atendidos na Emergência em fevereiro de 2019 aponta grau de satisfação geral superior a 93%. Além disso, no último quadrimestre de 2019, o percentual de atingimento das metas contratualizadas com o Estado é de 100,7%.

Confira os principais destaques:


• Aquisição de materiais e equipamentos para o Centro Obstétrico do Hospital Tramandaí em fase de liberação de recursos financeiros para a proposta aprovada pelo Ministério da Saúde.
• Instalação de câmeras de videomonitoramento para melhorar a segurança interna.
• Placa de identificação das gestantes assistidas no Centro Obstétrico garante maior segurança às usuárias.
• Qualificação da área física com reforma dos quartos e banheiros da Pediatria, da Clínica Médica e da Cirúrgica, e troca de 2.550 m2 do piso do HT.
• Ampliação do atendimento do Ambulatório de Alto Risco Gestacional de 12 horas para 36 horas.
• Substituição dos colchões nas unidades de internação.
• Instalação de cortinas blecaute nos quartos.
• Melhoria dos indicadores assistenciais, como a taxa de permanência de nove para sete dias na internação Clínica e redução da taxa de infecção hospitalar.

UPA Pelotas

A UPA Areal Pelotas no período de janeiro de 2018 a maio de 2019 prestou 97.602 acolhimentos e 90.080 atendimentos. Os números revelam o quanto os serviços prestados pelas equipes são imprescindíveis na promoção da saúde pública gratuita e resolutiva para os problemas de cidadãs e cidadãos.

Confira os principais destaques:

• Contrato com empresa na área de saúde e homologação do Edital 001/2019 para contratação de médicos para atender a demanda da escala médica e manter o atendimento à população.
• Em acordo com Universidade Católica de Pelotas foram disponibilizados colaboradores da instituição para a capacitação dos profissionais que atuam na UPA Areal na estrutura de aprendizagem prática
• Registros dos procedimentos técnicos realizados na UPA.
• Implantação de nova metodologia da pesquisa de satisfação que agora acontece, diariamente por telefone um dia após o atendimento com 10% do total de pessoas atendidas no mês.

UPA Sapucaia do Sul

A UPA de Sapucaia do Sul no período de janeiro de 2018 a maio de 2019 realizou 103.090 acolhimentos e 96.541 atendimentos, garantindo a promoção da saúde pública gratuita e resolutiva para os problemas de usuários.

Confira os principais destaques:
• Assistência de urgência e emergência.
• Serviços de enfermagem, raio-X e coleta para exames de análises clínicas.
• Exames de eletrocardiograma.
• Residência em enfermagem na Atenção Básica através de convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
• Pacto com empresa na área de saúde para contratação de médicos com objetivo de atender a demanda com qualidade e agilidade necessária.
• Pesquisa mensal de satisfação para acompanhar a qualidade do atendimento.

Depoimentos das experiências nas unidades da FHGV

“O atendimento no HMGV é muito bom e tive a sorte de vir para cá para ter minha filha”, opina a esteticista Ana Carolina Rodrigues Vargas.

“O atendimento do HMGV é sensacional. Toda a orientação recebida é válida porque a cada gestação muda”, comenta a técnica de enfermagem Juliana Rosa.

“Em três horas de dilatação completa, tive que vir para o HT e não queria ir a Porto Alegre. Vi que tinha a UTI Neonatal e o parto humanizado. Ele nasceu com 35 semanas e o pessoal ficou bem alerta. O Enzo foi observado, evoluiu e teve alta, porém, voltou para o hospital por causa de amarelão e perda de peso. Ele ficou no soro e na luz durante uma madrugada, e na avaliação médica, precisou da UTI neonatal que tem equipe muito boa”, relata a engenheira civil Paula da Cruz Marian que mesmo com plano de saúde preferiu ter o bebê no HT que é público e 100% SUS.

“Gratidão! Gostaria de agradecer a Deus pela equipe de saúde da UPA de Sapucaia do Sul que estava de plantão na noite de 23 e madrugada de 24 de julho deste ano pelo atendimento prestado ao meu pai de 82 anos. Ele chegou na UPA com grave crise de falta de ar, com muito líquido no pulmão e na sequência enfarte. Agradeço pelos cuidados durante toda a madrugada e o empenho da equipe para conseguir a remoção do meu pai para o Hospital Municipal Getúlio Vargas”, relata a usuária Beatriz Machado

“Minha esposa usa marcapasso e o atendimento na UPA Areal é muito bom. É bem melhor que ir ao Pronto Socorro de Pelotas. As equipes sabem atender. Minha filha também levou meu neto e o atendimento sempre é muito bom”, declara o pedreiro Iraí da Silva Elacosta.

“Não é a primeira vez que recebo essas informações em reunião da Clisam. Tento passar o máximo de orientação para meus filhos, pois com adolescentes a gente sempre tem que ficar insistindo e repetindo as informações”, observa a assistida Edinéia Alves da Rosa.

“Hoje, meu neto canta e entendemos tudo. Essa mudança foi graças ao trabalho maravilhoso da fonoaudióloga do SER que é muito paciente e carinhosa”, afirma a dona de casa Rosângela Magalhães Antunes.

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