Saúde do Trabalhador agenda consultas e exames do PCMSO para funcionários de Sapucaia do Sul

 In FHGV, Notícias

Com o objetivo de promover a saúde do trabalhador, o Polo de Sapucaia do Sul da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) vem agendando consultas e exames. A ação faz parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) atualizado a cada ano e de acordo com as necessidades apontadas pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) desenvolvido por engenheira e técnicos de segurança do trabalho.

A técnica de enfermagem da Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) Taís Lisandra Machado atua há dois anos no hospital. “Essa foi a primeira coleta para exames de sangue. Sempre faço o que solicitam e é preciso acompanhar a tudo porque estamos expostos a muitos riscos”, afirma a trabalhadora.

A médica do trabalho Susana Freitas de Oliveira, coordenadora do PCMSO, explica que são feitas as solicitações dos exames e a prevenção de doenças segundo os riscos apontados pelo PPRA. “Em razão do último Programa de Prevenção de Riscos Ambientais foram incluídos no PCMSO vários exames complementares de sangue, urina, fezes, alguns de audiometria, eletrocardiograma e eletroencefalograma. Existem determinados exames exigidos pela legislação trabalhista que o PCMSO abrange”, comenta a coordenadora.

Susana lembra ainda que há uma série de exames para quem trabalha em altura e em radiologia. Além disso, o PCMSO norteia a periodicidade com que devem ser realizados pelos funcionários. Para os trabalhadores da área administrativa, eles são clínicos e ocorrem a cada dois anos, dependendo da idade do trabalhador. A médica observa que dentro do PCMSO vão ocorrer atividades de prevenção da hipertensão, da obesidade, do sedentarismo e do tabagismo que aos poucos serão implantadas.

As consultas e os exames previamente agendados pelo Setor de Saúde do Trabalhador para os funcionários do polo sapucaiense da FHGV contemplam a Unidade de Pronto Atendimento, a Sede, a Clínica de Saúde da Mulher, o Serviço Médico de Urgência e o HMGV.

Recent Posts