Setembro Amarelo na FHGV aborda suicídio entre crianças e adoecimento no ambiente de trabalho

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

A semana de atividades do Setembro Amarelo já começou na FHGV. Na terça-feira (25), Lajeado recebeu uma palestra sobre a importância do Setembro Amarelo, com a psicóloga da Fundação, Priscila Brasco. Em Pelotas, também na terça-feira, ocorreram atividades em parceria com o CAPS.

Já nesta quarta-feira (26), a programação iniciou em Sapucaia do Sul. Pela manhã, no auditório da sede administrativa, aconteceu a exposição de trabalhos dos pacientes da Unidade de Saúde Mental do HMGV e, em seguida, uma palestra sobre Suicídio na Infância e Adolescência, com a psicóloga Ivy Pimenta Dias. Ivy trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Gravataí e, em sua fala, trouxe dados gerais sobre suicídio, ressaltando que 14% destas mortes ocorrem entre crianças. “É interessante questionarmos sobre como as crianças pensam sobre a morte. Em muitos casos elas não têm a noção de que é algo definitivo, não têm noção da gravidade”.

Na parte da tarde, os residentes em Psiquiatria falaram sobre Suicídio na Fase Adulta, com ênfase na identificação de sinais de risco. As 15h, a psicóloga Fernanda Luz palestrou sobre o Adoecimento no Trabalho. Fernanda deu destaque a questões como mal estar, depressão, ansiedade e sobre como as empresas deveriam adotar iniciativas que melhorem o ambiente. “Muitas vezes o problema não é individual, não é uma pessoa, é uma equipe. Se o trabalho não tiver comunicação, compreensão e reconhecimento, a chance de adoecer é imensa”.

Na quinta-feira (27), as atividades do Setembro Amarelo na FHGV seguem em Tramandaí. A partir das 10h, ocorre a abertura e uma palestra sobre Setembro Amarelo, com a enfermeira Amanda Luiz Maciel, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Tramandaí. Já às 14h acontece a palestra Adoecimento no Trabalho, com a psicóloga Fernanda Luz.

Sexta-feira (28), em Sapucaia do Sul, a FHGV encerra as atividades da programação. A partir das 14h, no auditório da sede administrativa, acontece uma mesa redonda abordando o tema do suicídio, com o psicólogo do CAPS AD de São Leopoldo, Vinícius Tonollier Pereira; o representante do Centro de Valorização da Vida/RS, Anildo Fernandes; e o militante da luta antimanicomial e defensor dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, Richard de Campos. A mediação será feita pela equipe da Unidade de Saúde Mental.

Veja também:

Mitos e verdades sobre o suicídio

http://www.fhgv.com.br/home/2018/09/perguntas-e-respostas-sobre-prevencao-ao-suicidio/

Setembro Amarelo no GRATO

http://www.fhgv.com.br/home/2018/09/grato-faz-reuniao-mensal-abordando-o-setembro-amarelo/

Recent Posts