Semana do Setembro Amarelo na FHGV encerra com debate

 In FHGV, Notícias

Encerrando a programação do Setembro Amarelo da FHGV, na tarde desta sexta-feira (28) ocorreu uma roda de conversa com representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e um usuário da rede. Anildo Fernandes e a esposa Bela, porta-vozes e voluntários do CVV de Novo Hamburgo, estiveram presentes tirando dúvidas e explicando como funciona o trabalho. “Nossa principal ferramenta é a escuta. Não estamos lá para dar conselhos nem salvar ninguém. Estamos para conversar. A última decisão sempre será da pessoa que estamos atendendo. Naquele momento nossa missão é fazermos o nosso melhor”, explicou Anildo.

Também esteve presente Vinícius Tonollier Pereira, psicólogo. Ele explicou que muitas vezes a pessoa que tem pensamentos suicidas sequer sabe que existem outras maneiras. “Esta pessoa só quer acabar com o sofrimento momentâneo. Conversar é a melhor forma de amenizar qualquer crise pois é a pessoa quem toma as decisões”.

Finalizando o debate, Richard Campos, militante da luta antimanicomial e defensor dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, contou sua história de vida e sua experiência com o suicídio. “Uma das piores coisas que aconteceu comigo foi ter sido internado. O local foi o pior por onde já passei na minha vida inteira. Depois disso, e de tudo que eu já passei, eu poderia ter desistido de viver. Até tentei. Tanto que vim parar aqui na Unidade de Saúde Mental, em abril. Desde então eu estou bem”.

Atividades em Tramandai

Na manhã da quinta-feira (27), a enfermeira e especialista em saúde mental Amanda Luiz Maciel, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Tramandaí, fez uma apresentação no saguão do Hospital, falando sobre mitos e verdades que envolvem o suicídio, e promovendo atividades práticas que integravam o público com o tema.

À tarde, a psicóloga Fernanda Luz proferiu uma palestra sobre o tema Adoecimento no Trabalho. Segundo ela, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento, atrás apenas das doenças cardiovasculares e das lesões ósseo musculares. Fernanda disse ainda que nove entre dez trabalhadores apresentam sintomas de ansiedade. A conclusão entre os participantes é que todos devem estar atentos e aptos para ajudar a quem precisa. E que toda a pessoa que sentir pensamentos suicidas deve procurar ajuda.

O Setembro Amarelo na FHGV

Desde o início do mês, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas abordou uma série de questões relativas ao Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio. Entre os dias 25 e 28, A Fundação realizou uma semana especial para dar ainda mais relevância ao tema nas unidades administradas pela Fundação. O objetivo é desmistificar o preconceito em tratar sobre suicídio, e gerar condições para que as pessoas (familiares, amigos e colegas) possam ajudar umas às outras, identificando situações e tendo condições de auxiliar da melhor forma.

Confira aqui outros detalhes sobre a semana do Setembro Amarelo da Fundação.

Precisa conversar com o CVV?

Ligue 188 ou entre em contato pelo site www.cvv.org.br.

Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (GASS)

Local: Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua 3 de Outubro, 667), Ala de Reuniões, Bairro Pátria Nova / Novo Hamburgo.

As reuniões ocorrem duas vezes por mês, sempre aos sábados, e são sigilosos. Conversar com o CVV é gratuito.

Recent Posts