Câmara de Vereadores faz homenagem aos 10 anos do SAMU

 In FHGV, SAMU Sapucaia do Sul

No plenário da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, os integrantes do SAMU estavam todos uniformizados. Entre conversas informais e cumprimentos ao público que chegava, mal escondiam a apreensão e, sobretudo, o orgulho e a satisfação para os momentos que viriam. Pouco depois das 19 horas da terça-feira (26), iniciava-se a sessão solene em homenagem aos 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município.

Proposto pelo vereador Cléber Alemão, o agraciamento contou com a participação do prefeito Dr. Luís Rogério Link, do secretário municipal de Saúde adjunto João Luiz Dornelles, dos diretores da FHGV e demais autoridades e representantes da comunidade.

Cercada de expectativas, a coordenadora do SAMU, Letícia Santomé, fez um rápido histórico do serviço em Sapucaia do Sul, falou do sistema de regulação, do empenho de cada profissional no dia a dia de trabalho e no desafio constante de salvar vidas. Foram cerca de 35 mil atendimentos em 10 anos. “É muito importante a preparação, a atualização, a técnica e o aprendizado, mas a empatia e o amor ao próximo é o nosso ingrediente principal para que nos sintamos gratificados em cada momento”, disse ela.

Bastante aplaudida e emocionada, Letícia voltou ao seu lugar na composição da mesa de autoridades, sob o olhar de admiração de sua equipe e do público. O vereador proponente da homenagem, bem como o presidente da Câmara, Nelson Brambila, enfatizaram a aprovação unânime da sessão solene na Casa, tamanha a importância do SAMU para a comunidade. Em nome da corporação, a coordenadora recebeu uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados durante esses 10 anos.

ANJOS DA GUARDA

O prefeito Dr. Luis Rogério Link, em sua fala, destacou a importância dos serviços prestados pelo SAMU, o trabalho complementar entre o SAMU e o Hospital Municipal Getúlio Vargas, e de como esse entrosamento entre ambos é importante para a saúde pública no município. O prefeito também relatou a reunião que teve em Brasília, no Ministério da Saúde, no sentido de renovar a frota do SAMU. “Espero que em breve tenhamos boas notícias para Sapucaia do Sul”.

O diretor geral da FHGV, Gilberto Barichello, lembrou da origem dos serviços do SAMU, na França, e de como a iniciativa chegou pela primeira vez ao Brasil em Porto Alegre, para depois se espalhar pelo país como uma política nacional que, hoje, atende a  todos os brasileiros. Barichello também ressaltou o trabalho árduo dos socorristas, muitas vezes sob situações de frio, chuva, vencendo todo tipo de dificuldade para salvar vidas. “São verdadeiros anjos da guarda”.

Por fim, encerrada a sessão solene, a corporação de socorristas recebeu os cumprimentos de todos os presentes, posando para fotos com a certeza de que, a cada dia, está fazendo diferença na vida da comunidade.

Recent Posts