Campanha “Homem com atitude, cuida de si!” alerta para saúde masculina
Os profissionais de diferentes setores e unidades da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas participaram de orientação e conscientização durante a campanha “Homem com atitude, cuida de si!”. A ação fez parte do movimento mundial Novembro Azul, que além de chamar atenção para a saúde masculina, aborda especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Estimativas do Instituto Nacional de Câncer apontam que no triênio 2023-2025, vão surgir 71.730 novos casos por ano no Brasil, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos para cada 100 mil homens. Trata-se do câncer mais incidente na população masculina e o segundo que mais mata homens no país. Em 2021, mais de 16 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença, o que representa, em média, 44 mortes por dia.
Indicações
Se o pai ou irmão teve câncer de próstata antes dos 60 anos, a discussão sobre exames deve começar aos 45 anos. Se houver histórico, pode-se iniciar aos 40 anos. Os homens negros têm maior chance de desenvolver a doença e devem realizar exames aos 45 anos. Também são fatores de risco para o câncer de próstata a obesidade, o tabagismo e a exposição a certas substâncias químicas que aumentam o risco.
Sintomas
- Dificuldade para urinar.
- Jato de urina fraco ou diminuição da força do jato.
- Necessidade de urinar com mais frequência.
- Sangue na urina.
- Dor na região pélvica ou óssea.
Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 /Comunicação FHGV
Fotos: Juliana Schauer Echer / Comunicação FHGV





























