Arte gestacional e auriculoterapia auxiliam na conexão entre mamãe e bebê no Dia da Gestante da Clisam
A saúde e o bem-estar das gestantes contou com ação especial nesta sexta-feira (15/08), que é o Dia da Gestante, na Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul. Além de exames de rotina, grávidas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde do município receberam instruções e ganharam arte gestacional e auriculoterapia. Por mês, a Clisam realiza 800 consultas a mulheres. Desse total, cerca de 150 atendimentos são voltados a gestantes.
Mãe de duas meninas, a moradora do bairro Ipiranga, Fernanda Pereira Moscope, ainda não sabe se terá mais uma menina ou um menino. “Vim fazer um exame por causa de um tratamento e sempre sou muito bem atendida. Eu já sabia do Dia da Gestante, mas é a primeira vez que eu participo”, afirmou.
A técnica de enfermagem do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Daiane Inês Braum, também se dedica à arte gestacional. De forma voluntária, ela deixou as barrigas das gestantes mais coloridas com desenhos que fez com tinta atóxica e antialérgica. “Há três meses faço arte gestacional como um passatempo. É gratificante oportunizar mais conexão entre mamãe e bebê e elas vão poder guardar mais este momento, já que fazem fotos”, declarou.

Gestante Fernanda 
Arte feita por Daiane 
Júlia fez auriculoterapia
Auriculoterapia e orientações
A enfermeira Júlia Bitencourt, que é residente de Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ofertou auriculoterapia para as gestantes. De acordo com ela, pontos estimulados no pavilhão auricular ou orelha equilibram sentimentos, sintomas e dores. A estimulação desses pontos, através de agulhas, sementes, esferas ou outros métodos, pode ajudar a tratar ou diagnosticar problemas de saúde físicos, mentais e emocionais.
Da equipe da Clisam, a nutricionista Viviane Azambuja orientou e forneceu um sal com temperos naturais para incentivar esse tipo de consumo alimentar entre as gestantes. A enfermeira Paula Gomes e a técnica de enfermagem Jocelaine Ramirez instruíram sobre desengasgo.
A coordenadora da Clisam Vanessa Marques lembrou que as gestantes de alto risco chegam fragilizadas na Clisam, por isso, dias especiais como o da Gestante oportunizam atendimento integral com atividades diferenciadas.
Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV


