Mestres atualizam enfermeiros sobre a técnica de passagem de sonda
Em torno de cem enfermeiros de unidades geridas pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, foram divididos em pequenos grupos e fizeram curso sobre atualização das técnicas de passagem de sondas. A capacitação ocorreu através do Instituto de Ensino e Pesquisa, e além de revisão teórica em torno do tema, os profissionais puderam executar atividade prática em bonecos. Entre dez pacientes, cerca de três precisam usar algum tipo de sonda.
A enfermeira Maria Marta dos Santos, que atua na emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas, acredita que a atualização torna a assistência do paciente ainda melhor. A enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento de Sapucaia do Sul, Letícia Rodrigues Soares explicou que “em nosso dia a dia precisamos muito usar a técnica de passagem de sonda, por isso, falo por mim e pelos colegas que conversei, o curso foi ótimo e aguardamos um próximo”, reforçou Letícia.
Ministrantes
O
curso “Atualização nas Técnicas de Passagem de Sondas:
Nasogástrica, Nasoenteral e Vesical” foi realizado pela mestre em
Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rose
Cristina Lagemann, que é professora nos cursos de Enfermagem e
Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e pela
mestre em Enfermagem pela Unsinos, Lisiane Reschke Pires, que também
é professora do curso dessa área na mesma instituição.
Rose Cristina lembrou que esses procedimentos são quase exclusivos do enfermeiro. “Essa capacitação trouxe atualizações fundamentais para evitar evento adverso, como uma infecção, por exemplo. Os cursos são sempre baseados em pesquisas e evidência científica”, complementou Rose Cristina.
Mestre em Enfermagem Lisiane Pires
Mestre em Enfermagem Rose LagemannEnfermeiros foram divididos em pequenos grupos (Foto: Divulgação FHGV)
Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 /Comunicação FHGV