Uma década de conscientização e mais de 50 captações de órgãos e tecidos no Getúlio Vargas
Desde 2012, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Sapucaia do Sul capacita equipes sobre doação de órgãos e tecidos. Além dos profissionais da comissão, também há o trabalho da Organização de Procura de Órgãos 1 (OPO1) do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que auxilia na realização de exames para determinar a morte encefálica de um paciente. Em 13 anos de atuação da CIHDOTT, após a autorização familiar, foram possíveis 52 captações de órgãos e tecidos no hospital.
“Cada doador pode doar até oito órgãos, mas em geral pelo menos um órgão. Frequentemente, fazemos campanha de esclarecimento em especial aos funcionários para que tenham conhecimento de como é realizado o protocolo para o diagnóstico de morte encefálica e o quanto esse protocolo não permite falha. Fazemos reuniões mensais com os membros participantes e contamos com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos atuando na CIHDOTT”, explicou a presidente da Comissão, a médica intensivista Liliana Gomes Pellegrin.
No Setembro Verde, integrantes da Comissão e funcionários da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas promovem ações de conscientização sobre o tema. Um momento de incentivo e descontração entre os colegas em frente a sala da CIHDOTT. No próximo dia 27, acontece o Dia Nacional da Doação de Órgãos e a data marca um período de dedicação ao tema.
Palestra
Na programação do Setembro Verde, os médicos residentes da Fundação, que se preparam para se tornarem especialistas através dos Programas de Residência Médica da instituição, participaram de palestra a respeito da morte encefálica e doação de órgãos ministrada pela médica intensiva Liliana Gomes Pellegrin e pelo coordenador da Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral da FHGV, Diógenes Guimarães Zãn.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV
Fotos: Jocélia Bortoli e Juliana Schauer/Comunicação FHGV























