Fast Heroes de Sapucaia do Sul inspira municípios no 34º Cosems RS

 In FHGV, Notícias

Alunos de escolas aprendendo a reconhecer os sinais de um acidente vascular cerebral (AVC) e agir de forma rápida para salvar vidas. Esse é o propósito do Projeto Fast Heroes 192 lançado em Sapucaia do Sul, em outubro de 2023, numa parceria entre a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), a Prefeitura e a Iniciativa Angels. A experiência foi apresentada no 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems RS) em Gramado.

O coordenador da Linha de Cuidado do AVC, Diógenes Guimarães Zãn, e a coordenadora de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Gabriella Àvila, que na época da implementação do projeto era coordenadora Educacional no município, foram os responsáveis por contar sobre as atividades desenvolvidas nas escolas.

“Um privilégio estar no 34º no Cosems e mostrar o Fast Heroes 192 desenvolvido em Sapucaia do Sul, que é referência pelo Ministério da Saúde no tratamento do AVC. O município qualificou o atendimento hospitalar e pré-hospitalar e colocou em prática um lindo projeto de origem na Europa de prevenção e promoção dessa doença nas escolas”, afirmou Zãn.

Prefeitura

Gabriella observou que o Fast Heroes 192 possibilitou o trabalho conjunto através de metodologia lúdica entre FHGV, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e escolas municipais. Além disso, a coordenadora recordou que os ensinamentos em relação aos sintomas do AVC abrangeram 4.905 estudantes e 128 profissionais da rede de ensino municipal, distribuídos entre turmas de terceiro a quinto anos.

“É gratificante participar desse projeto que, com certeza, seguiremos colhendo frutos grandiosos através de nossas crianças. Levantar a bandeira da união entre Educação e Saúde é fundamental e necessário”, comentou Gabriella.

A secretária de Saúde Flávia Motta também participou do evento e prestigiou a apresentação de Zãn e Gabriella. “Acredito que sou parte desta engrenagem, mas os heróis são todos os envolvidos, comprometidos com a saúde, bem como com a prevenção e a promoção dela. Todo esse círculo, essas ‘interagências’ fazem e podem ainda fazer mais diferença no dia a dia de uma doença incapacitante. Todos juntos fazem a diferença no combate a essa doença”, opinou a secretária.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts