Arraiá com quiz reforça atenção à segurança do paciente

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Antes de julho terminar, o Núcleo de Qualidade e Segurança Assistencial do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) composto por técnico de enfermagem, enfermeira e médico infectologista, aproveitou para fazer o tradicional arraiá. De forma lúdica, aconteceu um quiz para promover a cultura da segurança do paciente entre os profissionais de diferentes setores do hospital. Quem acertava, ganhava comidas típicas das festas desta época, e quem errava, aprendia mais sobre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

“Tive o prazer de participar do arraiá da segurança do paciente com perguntas relacionadas aos cuidados com os pacientes. Mesmo eu sendo auxiliar de segurança, a gente sempre sabe um pouco da saúde do nosso paciente que está chegando aqui. Participei e ganhei! Foi muito legal e achei bem interessante a participação dos profissionais de áreas administrativas”, afirmou a funcionária Aline Botelho Telles. Ela trabalha há dois anos no HMGV e é vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Aline é auxiliar de segurança e acertou o quiz sobre identificação do paciente
Núcleo de Qualidade e Segurança Assistencial do HMGV

A enfermeira Isabela Mendes Fachini explicou que a intenção foi fortalecer as Metas Internacionais de Segurança do Paciente dentro da instituição, de uma forma leve e descontraída, abrangendo a todos os colaboradores. “Assim, promovemos a cultura de segurança do paciente. Numa troca rápida de turno tivemos mais de 50 participantes, e a grande maioria, acertou as perguntas. Esse trabalho é constante e todos precisam não apenas saber, mas também colocar em prática as metas”, reforçou a enfermeira.

Metas Segurança do Paciente

1. Identificar corretamente o paciente.

2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.

3. Melhorar a segurança na prescrição, na administração e no uso dos medicamentos.

4. Assegurar cirurgia no local de intervenção, procedimento e paciente corretos.

5. Higienizar as mãos para evitar infecções.

6. Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV
Fotos: Rogério Carbonera / Comunicação FHGV

Recent Posts