Dia da Mulher movimenta unidades da FHGV

 In Especiais, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias, UPA Sapucaia

O auditório da sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) ficou pequeno para tanta participação e entusiasmo feminino. Aproximadamente 100 mulheres se revezaram durante a tarde da sexta-feira (8) nas atividades programadas, como palestra, workshops de cuidados com a pele e automaquiagem, estações de fotografia, música, sorteio de brindes e muita comida. Na instituição, 75% do quadro funcional é composto por mulheres.

Acompanhado da banda Jovem Guarda (músicos que trabalham na Guarda Municipal), o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, trouxe animação ao encontro. Depois de entregar um bombom a cada uma das mulheres presentes, ele falou da importância do dia. “As mulheres não podem abandonar a luta pelos seus direitos para, assim, termos um mundo mais justo”, disse. Volmir, que estava acompanhado da mãe e da esposa, lembrou da violência contra a mulher. “O ditado hoje é: Em briga de marido e mulher, chame a polícia”, enfatizou.

Prefeito dança com funcionária do hospital

O novo diretor-geral da Fundação, Nestor Bernardes, aproveitou a oportunidade para se apresentar às funcionárias e cumprimentá-las pela data. “Parabéns a todas e por todos os dias, porque vocês são importantes sempre”, frisou. O diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra, salientou a competência das mulheres. Segundo ele, a força feminina está apta a dominar o mundo.

Diretores Bernardes e Dutra

Ao som da banda, a maioria das mulheres entrou na dança. Um dos músicos ficou surpreso com a descontração das funcionárias da FHGV. “Nunca tinha vindo aqui. O pessoal é muito animado mesmo”, comentou o violonista Paulinho Dalla Lana.

Sessão da tarde

As oficinas de maquiagem seguiram durante toda a tarde, intercaladas por sorteio de muitos brindes, como kits de perfumaria, cortes de cabelo, sessão de bronzeamento e massagem, aulas de pilates, entre outros. Carla Basílio, diretora da Mary Kay, ensinava às “alunas” maneiras de proteger e hidratar a pele. “Cada uma deve aprender a cuidar de si em casa mesmo, por isso passei a elas a forma correta de usar cada produto e obter os melhores resultados”, explicou.

Presente à aula, Carmem Lúcia Fernandes, da equipe de higienização do Hospital Municipal Getúlio Vargas, estava atenta a todos os ensinamentos da instrutora. “Estou com 66 anos e só agora comecei a me cuidar. Ontem soltei o cabelo e hoje até dancei com o prefeito. Quero fazer muito mais,” brincou ela, com ar de muita satisfação.

Carmem Lúcia

Unidades

A data também foi comemorada no Litoral Norte. Sob administração da FHGV, o Hospital Tramandaí (HT) realizou atividades com as funcionárias durante dois dias. Oficinas de automaquiagem e autocuidado, além de aulas de pilates, ativação abdominal e consciência corporal. Ainda houve coquetel e a presença de uma trancista, que embelezou as participantes. “Nossa ideia foi oportunizar um momento exclusivo delas para aprendizagem, socialização e embelezamento”, destacou a gerente assistencial do HT, Fernanda Machado.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia do Sul não ficou atrás. De forma a abranger todas as funcionárias, houve três momentos de confraternização. Todas receberam doces e uma lembrancinha. A coordenadora Jéssica Pinto, lembrou a luta cotidiana das mulheres. “Quantas coisas já conquistamos, seja como mães, estudantes ou trabalhadoras. E não podemos esquecer que, pra isso, sempre tivemos o apoio de outras mulheres em nossa vida”, resumiu.

Para a chefe de Desenvolvimento Humano e Organizacional da FHGV, Viviane Gomes Guterres, as várias atividades realizadas para marcar a data são frutos de muita união, dedicação, parcerias e doações. “Tudo foi feito para reconhecer e valorizar essa imensa força feminina de trabalho, fundamental na assistência à saúde da população”, reconhece ela.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts