Tramandaí aprimora cuidados à gestante de alto risco

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

O Hospital Tramandaí (HT), no Litoral Norte, é uma das 27 instituições selecionadas para o Tele UTI Obstétrica, projeto que reúne apenas um estabelecimento de saúde de cada estado brasileiro. A proposta visa capacitar profissionais para lidar com gestantes de alto risco, inciativa lançada em 2022 pelo Ministério da Saúde em coparticipação com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A essência do Tele UTI Obstétrica é a teleconsultoria, que possibilita aos profissionais de saúde uma segunda opinião com especialistas de diferentes áreas, discussões de casos clínicos e aulas. Além disso, são ofertados treinamentos presenciais de habilidades e competências para o aprimoramento da assistência obstétrica e hospitalar no acompanhamento de casos delicados de gestação.

Uma equipe da USP esteve no HT em janeiro último, durante dois dias. As aulas presenciais ocorreram com cerca de 80 profissionais da casa de saúde que atuam na Maternidade e convidados de hospitais vizinhos, como Osório e Capão da Canoa. Foi a segunda capacitação recebida in loco. “Noções básicas, cuidados de pacientes obstétricas em UTI e olhar diferenciado para essas gestantes fazem parte do treinamento, tudo com objetivo de reduzir a mortalidade materna”, resume a enfermeira Priscila Neto, chefe do setor em Tramandaí.

O projeto ainda possibilita uma hora por dia, de segunda a sexta-feira, discussões de casos críticos, por teleconferência, com médicos obstetras e intensivistas de São Paulo e, uma vez por semana, outras atividades ocorrem de forma on-line. Segundo Priscila, fazer parte da iniciativa contribui para o desenvolvimento da assistência, tanto pelas capacitações como pelas oportunidades de análise dos casos críticos de forma conjunta entre profissionais do HT e Hospital de Clínicas.

A previsão é de que os profissionais do HT terminem a especialização ainda neste mês de fevereiro. O início do projeto ocorreu em outubro de 2023.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts