Sábado preenchido de boas ações

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Praticar atividade física, fazer um passeio turístico, dormir até mais tarde… São apenas algumas das opções para preencher a folga do final de semana. E se uma delas for ajudar o próximo? Em uma parceria inédita entre o Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), uma van saiu, às 7h30 desse sábado (24/02), da frente da casa de saúde, em Sapucaia do Sul, levando 15 voluntários para doar sangue em Porto Alegre e, assim, repor os estoques que ficam ainda mais reduzidos no verão.

O prefeito de Sapucaia, Volmir Rodrigues, acompanhou a partida da van. Cumprimentando a todos os voluntários, destacou a importância deste gesto simples, mas que ajuda a tantos. “Eu tinha a obrigação moral de estar ao lado dessas pessoas que se dispuseram, num sábado cedo, virem para frente do hospital para irem a Porto Alegre doar vida. Quero agradecê-los pela ação de solidariedade e demonstração de amor que estão tendo, em prol de pessoas que, muitas vezes, nem sabemos quem são”, enfatizou.

Caravana do bem

Morador do bairro Pasqualini, Aldir de Jesus de Andrade, de 51 anos foi um dos madrugadores. Ele, que já era doador de sangue, chegou antes das 7h no HMGV, depois de tomar um café da manhã reforçado, motivado a realizar uma boa ação. “Eu doo porque sempre tem uma pessoa lá na frente que está precisando de uma transfusão. Então, eu procuro fazer o bem para receber o bem”, contou, acrescentando que via o transporte gratuito oferecido pelo Hemocentro como incentivo à doação.

Isso foi o que aconteceu com Greice Lisiane Queiroz de Jesus, de 40 anos. Moradora do bairro Ipiranga, havia parado de doar, mas viu esse momento como uma oportunidade. “Por conta de eu trabalhar em Cachoeirinha, essa chance de conseguir doar sangue no sábado, com a disponibilização da van, facilitou muito”, disse. Ela relembrou que algumas pessoas da sua família já precisaram de sangue e, para ela, doar é sobre sinal de humanidade e conscientização. “A questão é fazer pelo próximo o que já fizeram por mim. Às vezes parece algo mais para si do que para os outros”, refletiu.

Doações no HMGV

Em outra parceria com o Hemorgs, desde dezembro de 2021, o Getúlio Vargas conta com uma Sala de Doação de Sangue e, em dois anos, já completou mais de 40 ações de coleta que resultaram em 1.386 bolsas de sangue. A coleta de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas.

Quem tem interesse em doar sangue no hospital de Sapucaia pode agendar através do número (51) 3451-8200, ramal 160. As próximas datas disponíveis são em 11 e 25 de abril, 9 e 23 de maio e 6 e 20 de junho.

Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Recent Posts