FHGV forma oito novos médicos especialistas

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Programa de Residência Médica, Residencia, Residência Médica

O início da noite de sexta (23/02), no Auditório da Unitec-Unisinos, em São Leopoldo, marcou a formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Sapucaia do Sul. Amigos, familiares, professores e gestores de saúde prestigiaram o evento, que certificou oito especialistas: três em saúde de família e comunidade, dois em ginecologia e obstetrícia, dois em psiquiatria e um em clínica médica.

Após a solenidade de entrega das declarações de conclusão do curso, o formando Gabriel Chies, agora especialista em saúde de família, se pronunciou em nome dos alunos. Ele lembrou do comprometimento que a profissão exige e destacou a colaboração recebida: – “Gratidão aos professores, às equipes do hospital e aos familiares, que sempre foram compreensivos com a nossa ausência em casa.”

A vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Adriana Trein Enzveiler, desejou sucesso aos formandos e deixou a instituição de portas abertas para recebê-los como funcionários. “Que bom que vocês ajudaram a construir e preparar o caminho para os próximos residentes”, disse ela. O responsável técnico médico do HMGV, Rafael Rosito, destacou as dificuldades da profissão e as ausências do convívio familiar, mas que tudo tem um propósito. “O reconhecimento ao fazermos pelos outros traz felicidade, por isso precisamos tratar sempre bem os pacientes”, comparou Rosito.

O diretor de Atenção à Saúde da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que administra o hospital, abriu a sua fala homenageando o psiquiatra Pedro Ritter, coordenador da Coreme, que estava ausente devido à internação por dengue. Marcelo Bastiani Pasa reconheceu a dificuldade que os residentes tiveram para concluir a formação. “Vocês me provocaram para melhorar o programa e tratei tudo com muito carinho, pois foi a primeira turma que a atual gestão acompanhou na integralidade”, disse. O diretor também antecipou que a instituição irá formar médicos em duas novas áreas nos próximos anos, cirurgia geral e intensivismo.

“Acolher, cuidar e tratar”, com esta receita, a secretária municipal de Saúde de Sapucaia do Sul lembrou aos formandos a “missão sublime” da atividade médica. Segundo Flávia Motta, que no ato representava o prefeito Volmir Rodrigues, atuar com ética e humanização faz a diferença na vida dos pacientes. “Desejo uma carreira brilhante aos novos especialistas, que têm o enorme desafio de curar as pessoas”, concluiu ela.

Década de história

O Programa de Residência Médica do HMGV está completando dez anos em 2024. No período, formou 77 especialistas. Além das atuais áreas de especialização, já capacitou em anestesiologia e em pré-requisito para cirurgia básica. O período de formação varia entre dois e três anos, conforme a área médica.

A especialidade em psiquiatria, onde o hospital mantém a Linha de Cuidado em Saúde Mental, é referência na região Sul. No último levantamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul, a área do HMGV ficou em sexto lugar como a mais disputada entre os médicos que procuram a formação.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação FHGV

Recent Posts