Sapucaia lança programa educacional para combate ao AVC

 In Especiais, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Com a crença de que o conhecimento salva vidas, a prefeitura de Sapucaia do Sul aceitou um desafio inovador no Brasil: implantar o projeto Fast Heroes 192 nas escolas do município. A proposta foi feita pela Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), e pela Inicitaiva Angels, que atua mundialmente para reduzir as mortes pela doença. O Fast Heroes tem as crianças como aliadas na identificação dos primeiros sintomas do AVC e de como proceder de forma rápida e assertiva para salvar vidas. O lançamento oficial do projeto ocorreu nesta sexta (27), no Auditório Vanessa Ceconet, com a presença de autoridades, diretores da FHGV, professores, orientadores e representantes da comunidade.

Cerca de 170 educadores de 24 escolas municipais estão sendo capacitados para levar o tema aos estudantes. A abordagem do assunto vai ocorrer durante cinco semanas por ano, fazendo parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental. A meta é alcançar 4.000 crianças da rede municipal até o final de 2023. O objetivo principal é que elas aprendam a reconhecer e pedir atendimento de urgência em casos de suspeita de AVC, pois a rapidez no socorro às vítimas é que vai reduzir as mortes e evitar sequelas irreversíveis.

Prefeito e diretores da FHGV

Cidade empolgada

Grande incentivador da adoção do projeto, o coordenador da Linha de Cuidado do AVC, Diógenes Guimarães Zãn, disse que Sapucaia está sendo exemplo, pois a iniciativa vai mudar a realidade do município. O diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, enfatizou que o hospital já avançou nos resultados do tratamento da doença mas, agora, com o auxílio dos educadores, um futuro ainda melhor está garantido.

Anna Caroline Abranches da Costa, consultora científica do Fast Heroes, anunciou Sapucaia do Sul como a primeira Cidade Angels do Rio Grande do Sul. “Isso significa que, além do atendimento hospitalar de excelência, a cidade passará a ter o conhecimento e a educação como aliados para reduzir as mortes”, explicou ela. A secretária municipal de Educação, Djoydi Felipin, por sua vez, disse que assumia a missão com muito entusiasmo. “Vamos educar, capacitar e criar uma rede de apoio para enfrentar esse desafio global de saúde”, garantiu. Para Djoydi, os estudantes serão faróis para as famílias no combate ao AVC.

Por fim, o prefeito Volmir Rodrigues comemorou a oportunidade que o município está recebendo para ser ainda mais relevante no tratamento eficaz do AVC, aliando boas propostas de saúde e educação. “Este projeto, fonte de disseminação do conhecimento, é histórico. Todos os alunos têm os mestres como exemplo e vão levar para seus pais os ensinamentos repassados pela escola”, comparou o prefeito ao destacar a relevância dos educadores para o sucesso da iniciativa.

Capacitação com os heróis

Após o lançamento oficial do Fast Heroes, Anna Caroline proporcionou mais uma aula de capacitação aos professores e orientadores. Com vídeos e de forma lúdica, a consultora científica do projeto repassou a eles a melhor forma de transmitir aos alunos os objetivos da Iniciativa Angels. “Se fizermos de forma correta, cada criança vai repassar para até quatro adultos o ensinamento recebido na escola”, garantiu ela.

O Fast Heroes usa quatro personagens para atrair os alunos. Três avós que representam o sorriso, a força e a fala, além do neto que representa o tempo. Quando o vilão ataca, que é o coágulo, o herói está pronto para identificar os sintomas e chamar o socorro pelo 192.

Anna, consultora científica do Projeto

Sapucaia como exemplo

Hoje, no Brasil, o AVC é a principal causa de morte e incapacidade. Mais de 40% das pessoas que apresentam sintomas de AVC não recebem o tratamento adequado, que deve ser iniciado em até 4 horas e 30 minutos a partir dos primeiros sintomas. Em Sapucaia do Sul, o Hospital Municipal Getúlio Vargas é reconhecido como Centro Essencial do AVC e tem resultados significados no tratamento da doença. Em um período de dois anos, reduziu de 14% para 6% a taxa de morte pela enfermidade, sendo exemplo entre instituições SUS.

Equipe da Linha de Cuidado do AVC

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação FHGV e Comunicação Prefeitura de Sapucaia do Sul

Recent Posts