Mamografias agendadas na praça começam a ser realizadas

 In CLISAM, FHGV, Notícias, Outubro Rosa

Em mais uma ação para destacar o Outubro Rosa, equipes da Clínica de Saúde da Mulher (Clisam) e da Secretaria Municipal de Saúde de Sapucaia do Sul se transferiram durante uma tarde (26/10) para a praça General Freitas, centro da cidade. O objetivo foi abordar mulheres com mais de 40 anos para conscientização sobre exames preventivos contra o câncer de mama. Além da distribuição de panfleto com orientações sobre a doença, foram agendadas 60 mamografias. Os exames serão realizados hoje e amanhã, 30 e 31 de outubro, e no próximo dia 28 de novembro, no Hospital Municipal Getúlio Vargas.

Elói Camilo dos Santos passava pelo local, viu a movimentação e perguntou do que se tratava. Ao saber, ficou muito feliz. Agendou a mamografia para sua esposa Marion, de 47 anos. “Agradeço esse atendimento rápido, pois a minha mulher foi diagnosticada com um nódulo no seio e precisa investigar”, disse aliviado.

A dona de casa Josiê Menezes, de 42 anos, vai fazer a mamografia pela segunda vez nesta terça (31). “Realizo sempre os exames preventivos para ficar mais tranquila”, explicou. Goreti Walter Soares, de 49 anos, também fará a mamografia pela segunda vez. “Não me lembro há quanto tempo eu fiz. Mesmo tendo receio do resultado, vou aproveitar a oportunidade”, disse.

A coordenadora da Clisam, Zenahya Chagas, avaliou como uma experiência maravilhosa ir ao encontro das pacientes e ver a alegria delas ao marcarem o exame de forma tão fácil e rápida. “Oportunizar essa facilidade à população deve ser a regra para evoluirmos na assistência à saúde. Se não viéssemos até aqui, muitas dessas mulheres não procurariam atendimento. A secretária de Saúde, Flávia Motta, fez um apelo pela prevenção: cuidem-se o ano todo, não apenas no Outubro Rosa.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Comunicação FHGV

Recent Posts