Dia D mobiliza unidades da FHGV para combate ao câncer de mama

 In CLISAM, FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias, Outubro Rosa, UPA Sapucaia

O engajamento ao Outubro Rosa está em todas as unidades administradas pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) durante este mês. E hoje (19/10), particularmente, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, não podia ser diferente. Na sede da FHGV, ocorreu palestra ministrada pela coordenadora da Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), Zenahya Chagas. No Litoral Norte, o Hospital Tramandaí também realizou programação.

Autocuidado e prevenção para vencer a doença foi a abordagem da conversa com colaboradores da sede e Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). De início, Zenahya alertou para os fatores de risco. “Histórico familiar, sedentarismo, obesidade, consumo de álcool, maternidade tardia e menopausa são condições que devem ser observadas pelas mulheres”, disse.

A coordenadora da Clisam, além de responder dúvidas das funcionárias presentes, citou iniciativas simples que devem ser tomadas no dia a dia. Para ela, o autocuidado e o amor-próprio salvam muitas vidas. “Autoexame é obrigatório para toda mulher. Se tocar durante o banho, em frente ao espelho, é a principal ação que cada uma pode fazer por si mesma”, apelou. Zenahya ainda pediu para que todas prestem atenção em alterações que podem surgir nos seios, como vermelhidão, pele enrugada como casca de laranja, alterações no bico da mama, pequenos nódulos nas axilas e pescoço e saída espontânea de líquido pelos mamilos. Por fim, conclamou a todas as mulheres para que façam mamografia a partir dos 40 anos. “O exame evita 30% das mortes pela doença”, garantiu.

Paulo Ricardo dos Santos Folli, assistente administrativo, foi o único homem presente na palestra. Justificou que estava ali porque considera importante cuidar da saúde. “O câncer de mama atinge 1% dos homens. Acho que esse número deveria ser mais enfatizado junto ao público masculino para que também se proteja”, observou.

Unidades em rosa

O Hospital Tramandaí iniciou na quarta (18/10) – e vai até a próxima semana – uma série de conversas sobre amor-próprio e importância da detecção precoce da doença. Convidada para o encontro de ontem, a terapeuta Joyce Kollet contou a experiência que teve ao descobrir um câncer de mama. O relato emocionou a todas as mulheres presentes.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sapucaia também se vestiu de rosa para lembrar o dia de combate à enfermidade. Os funcionários do local aderiram à campanha, inclusive enfeitando os corredores do prédio. Docinhos em cor rosa foram uma atração saborosa à parte.

A Clínica da Saúde de Mulher, em Sapucaia, decorou o espaço com banners e balões em vários formatos. As funcionárias se vestiram de rosa para conscientizar sobre a doença, que é investigada e tratada diariamente na unidade.

Funcionários da sede administrativa

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts