Time Lean tem semana de análise e planejamento

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Os funcionários da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas participaram nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/08) de capacitações sobre métodos e processos do Lean nas Emergências. O projeto tem como objetivo identificar oportunidades e implementar ações de melhorias na emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. A instituição foi selecionada entre dezenas de hospitais para a implementação da iniciativa.

“Os profissionais estão bastante engajados para construir fluxo de valor e identificar os gargalos para implantar as melhorias nos processos. Estamos na fase de análise para o planejamento de ações específicas que devem começar nos próximos 15 dias. Após isso, poderemos obter resultados e melhorar indicadores que impactam diretamente no nosso paciente”, afirmou o médico consultor do Hospital Moinho de Ventos (HMV), Luiz Fernando Colla. Ele está acompanhado no treinamento da enfermeira Adriane Lima.

O Lean nas Emergências é uma iniciativa criada pelo Ministério da Saúde e executada pelos Hospitais Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa, de São Paulo. Embora o Projeto Lean nas Emergências contemple o HMGV, integrantes da equipe assistencial do Hospital Tramandaí, gerido pela Fundação no Litoral Norte, também estão participando das atividades.

Indicador sobre lotação

Nesta semana, os integrantes do Grupo de Alta Performance do Getúlio Vargas fizeram treinamento sobre a implantação e utilização do Indicador Internacional de Lotação nos Hospitais (Nedocs). Essa capacitação foi ministrada pelo enfermeiro-chefe do Núcleo de Regulação Interna do hospital, Tiago Plá. “A partir da nossa adesão ao Projeto Lean, passamos a utilizar o Nedocs para termos todos os indicadores e conseguirmos medir a qualidade e a assistência, transformando as nossas ações. Com o Nedocs vamos calcular o tempo para admissão do paciente no leito e o tempo da assistência para colocar efetivamente o paciente no leito”, afirmou Plá.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts