Clisam orienta futuras mamães para o aleitamento materno

 In CLISAM, FHGV, Notícias

Neste período do Agosto Dourado, mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde, as futuras mamãe recebem instruções da equipe de enfermagem da Clínica de Saúde da Mulher de Sapucaia do Sul (Clisam). O slogan para o Agosto Dourado deste ano do Ministério da Saúde é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham.”

As informações são repassadas enquanto a gestante aguarda para consultas ou exames na unidade que é gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. A equipe da Clisam tem apoio das universidades Feevale e Unisinos na conscientização às gestantes. “Nós reforçamos os benefícios do aleitamento, esclarecemos a respeito dos mitos e das verdades. Além disso, principalmente, apoiamos a amamentação”, comentou a coordenadora da Clisam, Zenhaya Chagas.

O leite materno é um alimento completo até os seis meses do bebê, que não necessita de nenhum outro alimento. É de mais fácil digestão em comparação com outro tipo de leite e funciona como vacina, pois é rico em anticorpos, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Entre outros benefícios da amamentação, estão o favorecimento de um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê, o desenvolvimento da face da criança por causa da sucção e, por fim, o aperfeiçoamento da fala e da respiração.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Foto: Divulgação FHGV

Recent Posts