Hospital de Sapucaia recebe nova certificação como excelência em AVC

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, recebeu nessa quarta-feira (28/06), o certificado do Projeto Angels, após finalizar todas as etapas de implementação do programa em dezembro passado. Junto da certificação, foi realizada a entrega da Stroke Bag, uma bolsa para armazenar os materiais utilizados no atendimento do paciente com AVC. O Angels é uma iniciativa empenhada em aumentar o número de centros capacitados para o atendimento ao AVC internacionalmente.

Em agosto de 2022, o Getúlio Vargas, foi reconhecido pela World Stroke Organization como Centro Essencial do AVC no Rio Grande do Sul, referência para diversos municípios na Região Metropolitana de Porto Alegre. O certificado concedido pelo Angels garante o preparo dos profissionais do HMGV em uma assistência de qualidade que visa os melhores resultados para a saúde dos usuários da casa hospitalar. Anualmente, cerca de 500 pacientes diagnosticados com AVC são atendidos no hospital de Sapucaia do Sul.

A nova certificação e a Stroke Bag foram entregues pelo consultor técnico do Laboratório Boehringer para o Rio Grande do Sul, Daniel Cunha, e pela gerente distrital Carime Schmidt. “Foi numa rápida conversa, em 2021, que começamos a transformar toda a história do AVC aqui no hospital”, relembrou o consultor. Segundo ele, o gestor público com sensibilidade consegue ajudar toda uma comunidade. Carime, por sua vez, disse que estava muito satisfeita com a parceria. “Apesar de toda a dificuldade de recursos, é muito satisfatório ver o resultado obtido”, elogiou ela.

O diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Pasa, agradeceu a colaboração da empresa. “Batalhamos por mais recursos para fazer cada vez melhor e as parcerias conseguem transformar as situações difíceis”, frisou Pasa. Já o coordenador da Linha de Cuidado do AVC da Fundação, Diógenes Guimarães Zãn, disse que a união só trouxe benefícios para o Getúlio Vargas e, inclusive, melhorou a percepção que a comunidade tem sobre os serviços prestados pelo hospital. “As pessoas certas, no momento certo e com engajamento, conseguem os resultados”, comemorou Diógenes. Para o médico, gerar os melhores desfechos na saúde dos pacientes sempre será o maior objetivo.

Texto: Rogério Carbonera – MTB 7686 / Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação  FHGV

Recent Posts