Saiba como funciona o Samu quando você liga para 192

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Se você ainda não utilizou, é provável que conheça alguém que precisou de ajuda e ligou para o 192. Esse número é do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, desde 2018, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) atua na Regulação Estadual do Samu. Nas equipes sob a responsabilidade da FHGV, cerca de cem funcionários exercem funções, em Porto Alegre. No local, atuam técnico auxiliar de regulação médica; técnico administrativo; rádio operador, técnico de monitoramento, supervisor técnico e supervisor geral.

O supervisor geral, Lucas Moura Bento, explica que além das solicitações telefônicas da população, a equipe registra e presta informações gerais ao usuário; encaminha ligações ao médico regulador para informar sobre o tipo de agravo via contato radiofônico com ambulâncias ou veículos de atendimento pré-hospitalar, quando solicitado pelo médico regulador ou coordenação. As equipes também contatam hospitais e serviços de saúde de referência para coletar dados e trocar informações; anotar dados e preencher planilhas e formulários específicos do serviço.

Supervisor geral Lucas Moura Bento

Atribuições


Técnico auxiliar de regulação médica (TARM)

  • Atender solicitações telefônicas da população.
  • Anotar informações colhidas do solicitante, segundo questionário próprio.
  • Prestar informações gerais ao solicitante/usuário.
  • Encaminhar ligações ao Médico Regulador, informando-o sobre o tipo de agravo.
  • Estabelecer contato radiofônico com ambulâncias e/ou veículos de atendimento pré-hospitalar quando solicitado pelo Médico Regulador ou Coordenação.
  • Estabelecer contato com hospitais e serviços de saúde de referência a fim de colher dados e trocar informações.
  • Anotar dados e preencher planilhas e formulários específicos do serviço.
  • Obedecer às normas e aos protocolos de serviço.
  • Atender às determinações do médico regulador.
  • Demais atribuições descritas em portarias regulamentadoras do Serviço.

Técnico Administrativo

  • A prestação dos serviços auxiliares de regulação envolve suporte administrativo, tanto em nível de regulação de emergência quanto em nível de regulação hospitalar e ambulatorial, além da Central de Transplantes. Esse suporte deverá compreender o núcleo jurídico da Central e o núcleo administrativo do DAHA.

Técnico de Monitoramento

  • A prestação dos serviços envolve a coleta e análise dos dados extraídos, diretamente, do sistema de regulação nas suas mais diversas faces, incluindo a formulação e interpretação das variáveis estatísticas, controle da demanda e atendimentos feitos.
  • Obtenção e controle dos suprimentos, informações acerca das internações e atendimentos ambulatoriais.
  • Controle e suprimento da frota, demandas por região e municípios.
  • Preenchimento de requisições e relatórios, elaboração de ofícios e correspondências.
  • Análise de dados e geração de informações para acompanhamento dos prestadores de serviços do SUS.
  • Consulta, triagem, desarquivamento, abertura, restauração, localização e saída de expedientes administrativos.
  • Consulta à base de dados dos sistemas e emissão de informações formatadas; registro de entrada, saída, impressão, digitalização e arquivamento de documentos.
  • Consulta a processos administrativos e organização interna de documentação e fluxo de informações do Ministério Saúde. 

Supervisor Técnico

  • Supervisão e coordenação das equipes de técnico auxiliar de regulação (TARM) e de operadores de radiocomunicação quanto ao atendimento telefônico, às solicitações de auxílio provenientes da população e informações prestadas nas Centrais de Regulação Médica.
  • Operação do sistema de telefonia nas Centrais de Regulação.
  • Controle operacional da frota de veículos do sistema de atendimento pré-hospitalar móvel.
  • Gestão da equipe em seu turno de trabalho.
  • Demais atribuições relacionadas à gestão do serviço e dos empregados.

Supervisor Geral

  • Gerenciar e orientar os supervisores técnicos e demais membros da equipe, atendendo às demandas administrativas referentes ao contrato, respondendo pela gestão administrativa.

Operador de Radiocomunicação

  • Operar o Sistema de Radiocomunicação e Telefonia nas Centrais de Regulação.
  • Exercer o controle operacional da frota de veículos do Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel.
  • Manter a equipe de regulação atualizada a respeito da situação operacional de cada veículo da frota.
  • Conhecer a malha viária e as principais vias de acesso de todo o território abrangido pelo Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel.
  • Demais atribuições descritas em portarias regulamentadoras do serviço.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV

Foto: Divulgação FHGV

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