Ginástica laboral e dicas para vida saudável no Hospital Tramandaí finalizam ações do Mês da Saúde na FHGV

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

No Mês da Saúde na Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, destinado a ações voltadas para o bem-estar dos trabalhadores, os funcionários do Hospital Tramandaí (HT) realizaram uma pausa nas rotinas para participarem de dois programas: exercícios de ginástica laboral, coordenado pela equipe de Fisioterapia do hospital, e da palestra “Hábitos de Vida Saudável e Longevidade”.

De acordo com a responsável técnica de fisioterapia do HT, Elisandra Costa da Silva, os funcionários fizeram alongamentos gerais para membros superiores, inferiores e região cervical, com o objetivo de prevenir lesões que podem ser ocasionadas pelo trabalho. Além dela, a fisioterapeuta do hospital, Celina Vargas Meira, em companhia dos estagiários em fisioterapia, Luiz Ari Rockeenbach Jaques e Thaís Moreira Gouvêa, ambos do Centro Universitário Cenecista de Osório, foram os responsáveis por ministrar as sessões de laboral.

A prática de exercícios físicos também foi temática da palestra “Hábitos de Vida Saudável e Longevidade”, ministrada pelo diretor técnico do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Rafael Scienza Rosito, que é especialista no tratamento da obesidade. “Quem faz atividade física regular, ganha, com qualidade, de 10 até 15 anos de vida. O que possibilita que nós estejamos, aos 50 anos, muito melhores do que quando tínhamos 30”, concluiu.

Público

Para a enfermeira Cintia Caringi Difini, que participou dos dois programas, o Mês da Saúde foi uma oportunidade para repensar atitudes. “O exercício da ginástica laboral, feito com os fisioterapeutas, foi muito bom. Saímos das unidades mais relaxados do que na maioria das vezes, pois realizamos um trabalho pesado, nunca parando para nos alongar. Então, foi uma forma de perceber o quão tensos ficamos durante o dia”, explicou. A funcionária, que já mantinha a prática de exercícios como parte do dia a dia, revelou que a sua a dificuldade estava no cuidado com a alimentação. “Depois da palestra do Rosito, comecei a repensar a minha dieta para melhoria da saúde. Foi muito prazeroso assistir a palestra dele e rever a nossa qualidade de vida”, finalizou.

Texto: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts