Clisam fecha Semana da Enfermagem com práticas para alívio do estresse

 In CLISAM, FHGV, Notícias

A Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), gerida pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, encerrou a Semana de Enfermagem de 2023 com atividades que priorizam o autocuidado dos profissionais da saúde. Massagem terapêutica, escalda-pés, fitoterapia e aromaterapia foram algumas das opções. A Semana de Enfermagem na unidade contou ainda com treinamento de atualização das vacinas e momentos de confraternização para a equipe de enfermagem.

“Durante uma semana puxada de trabalho, eu participei do escalda-pés. Foi muito bom para me desligar e ficar mais leve e disposta”, conta a enfermeira Daniele Aita, que escolheu fazer o escalda-pés com hortelã e alecrim, por serem plantas calmantes, e limão, que ajuda para energizar. Essa prática relaxante foi feita pela enfermeira Elisabete Moreira, que trabalha na Clisam desde 2019. Ela é pós-graduada em Ciências Naturais pela Universidade Luterana do Brasil. As práticas de relaxamento para a equipe de enfermagem também contou com o trabalho do enfermeiro residente em Saúde Comunitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Ronaldo Rossi.

“Fitoterapia quer dizer terapia das plantas. Uma terapia usada através da cura, dos princípios ativos das plantas e de suas emissões de energias. O uso das plantas para realizar o escalda-pés é bem importante, pois os pés têm um mapeamento de pontos nas solas que agem sobre vários órgãos do corpo, mas, principalmente, no sistema nervoso, por conta do pé ser muito nervado. Então, isso pode possibilitar que a pessoa se acalme, sinta menos dores nas articulações e nos músculos”, detalha Elisabete.

A coordenadora da Clisam, Zenahya Chagas, explicou que a programação da última sexta-feira (19/05) homenageou os técnicos de enfermagem, já que no sábado (20/05), comemorou-se o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. “Fizemos algo para motivar e incentivar as pessoas que já cuidam das outras pessoas. Nossa semana é sempre corrida e este é o momento de relaxar do cansaço e do estresse. Foi uma forma de agradecer a dedicação da equipe e de fazer com que os profissionais se olhem e se cuidem, assim como fazem com os pacientes”, afirmou.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV

Recent Posts