Atores encenam no Hospital Tramandaí a trajetória e o perigo das bactérias

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Funcionários do Hospital Tramandaí, sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio (FHGV), receberam uma capacitação diferente sobre a importância da higienização das mãos. Atores encenaram a trajetória das bactérias num ambiente hospitalar, da infecção até o óbito de um paciente. O objetivo da peça foi sensibilizar os profissionais da área da saúde sobre a existência de bactérias super-resistentes, que estão presentes no ambiente hospitalar, e a necessidade de lavar as mãos para minimizar a transmissão dessas bactérias.

A peça “Não se preocupe, você nunca estará sozinho”, escrita pela tecnóloga em radiologia, Thais Helena Castro, e pela biomédica Cristiane Pires, ambas professoras da Escola de Educação Pravaler, foi apresentada pelos alunos do curso técnico de enfermagem. O enfermeiro Evanilson Oliveira atua na peça como ator e contou os detalhes da montagem que aborda a contaminação cruzada entre um paciente entubado na Unidade de Terapia Intensiva e outro paciente lúcido.

“Num primeiro dia, a técnica de enfermagem entra para ver o paciente e toca nos demais internados com luvas, mas sem lavar as mãos. Isso tudo após registrar o seu ponto biométrico, levando a bactéria consigo. Depois, a profissional faz os procedimentos sem trocar luvas e lavar as mãos. No segundo dia, o paciente já não está bem. A técnica solicita para a enfermeira fazer uma avaliação do quadro e a necessidade de chamar um médico. Este, por sua vez, pede os exames, que mostram uma alteração com bactéria super-resistente. A funcionária, que não havia higienizado as mãos, bate-boca com o pessoal do laboratório, dizendo que o resultado está errado. O antibiótico entra em luta com a bactéria. Ela é muito resistente e acaba com os glóbulos brancos. No outro dia, a técnica vai até o leito do paciente, que já está em óbito. Ela avisa o médico e os familiares”, detalhou.

O teatro faz parte de atividades extracurriculares para os alunos da Escola Pravaler, com o intuito de fortalecer o entendimento, a prática, e o networking com os demais profissionais da saúde, reforçando o conceito de humanização e integração multiprofissional.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 /Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts