Vida saudável e longevidade é temática de orientações para trabalhadores no Mês da Saúde na FHGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Nesta sexta-feira (14/04), os funcionários da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), do polo de Sapucaia do Sul, puderem participar da palestra “Hábitos de Vida Saudável e Longevidade”, que integra a programação do Mês da Saúde na instituição. A palestra, que orientou sobre fatores que influenciam na qualidade de vida, foi ministrada pelo diretor técnico médico do Hospital Municipal Getúlio Vargas, Rafael Scienza Rosito, aconteceu nos turnos da manhã e da tarde. No próximo dia 28, a palestra acontece para os funcionários do Hospital Tramandaí, sob gestão da Fundação no Litoral Norte, às 8h30 e às 14h, no auditório do hospital.

Rosito, especialista no tratamento da obesidade e integrante, há 22 anos, do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade e da Cirurgia Metabólica do Hospital Divina Providência, esclareceu para o público os impactos de diferentes hábitos no corpo na diferença entre a idade biológica e a cronológica, medida pelo estado de saúde e o quanto se aparenta o envelhecimento. Ele contou que existem pessoas que, por decorrência das práticas de vida, apresentam, aos 40 anos, condições que deveriam surgir após os 70. “Além das questões genéticas, as condições ambientais também intervêm. De ter uma alimentação adequada, até possuir um bom planejamento familiar e financeiro, é relevante, pois o estresse é um fator de risco para a longevidade”, explicou.

O médico ainda ressaltou que alcançar a longevidade com saúde exige cuidados e bons hábitos em todas as fases da vida, por isso, é algo que pode começar a qualquer momento, pois a maior parte das causas do envelhecimento são externas. “Quem faz atividade física regular, ganha de 10 até 15 anos de vida. Ganhamos esses anos com qualidade. Nós podemos, aos 50 anos, estar muito melhores do que quando tínhamos 30. As pessoas falam de privações, de não poder tomar um refrigerante, mas, para mim, uma privação é chegar aos 60 anos e estar acamado”, concluiu.

Rosito falou sobre hábitos saudáveis

Mês da Saúde na FHGV

Nesta semana, atividades de ginástica laboral aconteceram para as unidades do polo Sapucaia, promovendo 15 minutos de exercícios físicos para prevenir possíveis lesões que o funcionário possa ter em sua rotina de trabalho. Para o estagiário em psicologia do Getúlio Vargas, Renan Metzger, que prestigiou a palestra, para quem trabalha dentro do ambiente hospitalar, os momentos organizados pela FHGV são importantes na lembrança do autocuidado. “Achei interessante termos esses momentos de nos conectarmos com a temática de hábitos saudáveis e ver, realmente, o impacto disso no nosso dia a dia”, contou Metzger.

Renan Metzger destacou importância do Mês da Saúde na FHGV

No dia 27, às 9h30, no estacionamento da sede acontecerá um aulão de ginástica ministrado pela educadora física Kamila Reali. Em caso de chuva, a atividade será no auditório.

Hábitos para vida saudável

– Gerenciamento de estresse;

– Ter atividades de lazer;

– Evitar automedicação;

– Realizar uma nutrição adequada;

– Evitar o sedentarismo;

– Mexer-se naturalmente;

– Evitar tabagismo;

– Cultivar espiritualidade.

Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts