Núcleo de Segurança do Paciente treina equipes sobre prescrição, uso e administração de medicamentos no HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas

Neste mês, os enfermeiros e os técnicos de enfermagem das unidades do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, participam de treinamento a respeito da terceira meta internacional de segurança do paciente. Essa meta tem como objetivo a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos. As capacitações acontecem na sala de aula 3 no HMGV, e quem ainda não participou, tem a oportunidade nesta quinta-feira (20/04), às 06h30min e às 10h; segunda (24/04), às 22h30min; na quarta (26/04), às 06h30min; na sexta (28/04), às 10h e às 15h; e na quarta-feira (03/05), às 22h30min.

A capacitação está sob a responsabilidade do Núcleo de Segurança do Paciente da casa hospitalar e é ministrado pela enfermeira, Elene Ribeiro Giakoumis, que é especialista em Unidade de Terapia Intensiva e Saúde da Família pela Universidade Uneyla. Segundo a ministrante do curso, além de promover maior segurança no preparo, na dispensação e na administração de medicamentos com foco na segurança do paciente, durante o treinamento, aborda-se um reforço em torno dos 13 certos na administração de medicamentos para estabelecer um processo de trabalho seguro e eficiente.

Enfermeira Elene durante uma das capacitações

13 certos na administração de medicamentos

1) Paciente certo: confira se o paciente é o certo e pergunte seu nome completo. Confira no prontuário, na pulseira de identificação e no número do leito.

2) Medicamento certo: confira o nome do medicamento, tempo de infusão no paciente, e se há necessidade de diluição.

3) Dosagem certa: confira a quantidade de medicamento a ser administrada: dose única, múltiplas doses ou dosagem contínua.

4) Aspectos da medicação certa: confira se a embalagem foi violada, se a medicação está com aspecto correto como por exemplo, se o líquido ou pó, mudou de cor ou textura.

5) Prazo de validade certo: observar a data de validade antes de administrar o medicamento.

6) Via de administração: observar atentamente qual a via de administração do medicamento, conforme prescrição médica, pois alguns medicamentos possuem diversas vias de administração.

7) Horário certo: deve-se administrar o medicamento no horário correto, para que o tratamento seja mais eficaz.

8) Compatibilidade certa: verificar se a medicação administrada é compatível com outra que o paciente já recebe, pois existem algumas drogas que não podem ser administradas juntas.

9) Orientação certa: comunicar o paciente quando você for medicá-lo, avisando qual é o medicamento e a via; possíveis efeitos; dosagem; indicação e esclareça dúvidas.

10) Direito de recusa: informar ao paciente, que se ele desejar, pode recusar a administração da medicação.

11) Registro certo: relatar no prontuário dos pacientes as seguintes informações: medicamento, dosagem, horário, via da administração, cancelamentos, adiamentos, eventos adversos ou qualquer outra informação que julgar pertinente.

12) Tempo de administração: checar o tempo de administração do medicamento: 4 horas, 12h, 24horas, entre outras.

13) Ação certa: entender a ação do medicamento no corpo do paciente.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV

Recent Posts