Grato: orientação e apoio no tratamento oncológico

 In FHGV, GRATO, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Toda a primeira terça-feira de cada mês, acontece reunião do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (Grato). Na última terça-feira (04/04), foi dia de oportuniza debates, palestras e um ambiente de acolhimento na sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), em Sapucaia do Sul.

“O Grato para mim é muito importante, pois foi onde consegui apoio médico, psicológico, carinho e atenção. O grupo transformou minha vida em tudo, pois recebo muita atenção e muito carinho e respeito. Fiz biópsia em 2015, no Hospital Municipal Getúlio Vargas, e fui operada no Hospital Centenário, em São Leopoldo. Em 2016, tive câncer no mesmo seio. Tive muito apoio no Getúlio Vargas com exames de acompanhamento e atendimento psicólogo”, contou a dona de casa, Maria Edvirges Dutra dos Santos, de 57 anos, que mora no bairro sapucaiense São José.

Em 2016, o grupo de apoio surgiu da necessidade de se prestar um cuidado mais solidário aos usuários oncológicos e seus familiares, oferecendo um suporte humanizado em tratamento de câncer. Para isso, reúne equipe multiprofissional que inclui médico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Nas reuniões, acontecem atividades coletivas, trocas de experiências e depoimentos pessoais. Uma das fundadoras do Grato é Maria Lúcia de Souza Almeida.

Orientação

A coordenadora da Clínica de Saúde da Mulher (Clisam), Zenahya Chagas, durante a reunião deste mês, orientou às mulheres que participam do Grato sobre câncer de colo do útero. Ela ainda abordou a prevenção do papilomavírus humano (HPV), que é uma infecção sexualmente transmissível.

As infecções crônicas ou de longa duração, especialmente quando são causadas por certos tipos de HPV de alto risco, podem causar câncer a longo prazo. Uma das formas de diagnosticar a doença nas mulheres é o exame preventivo do Papanicolau. Zenahya reforçou a necessidade de as mulheres estarem com seus exames em dia.

Texto e foto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV

Recent Posts