Programa de Residência Médica integra nova turma no Getúlio Vargas

 In Especiais, FHGV, Notícias, Programa de Residência Médica

Nesta quarta-feira (29/03), a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), através do Instituto de Ensino e Pesquisa e da Comissão de Residência Médica (Coreme) realizou a integração da nova turma do Programa de Residência Médica no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Neste ano, iniciam a residência médicos dos Programas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Psiquiatria.

Entre os novos residentes, está a médica Alline Cristina De Paula, de 32 anos, que é de Rondônia.“Escolhi o Getúlio Vargas porque, ao me informar sobre as residências em Ginecologia Obstetrícia no estado, o HMGV foi o que mais me indicaram. Minhas expectativas para os próximos anos são as melhores: esperança de aprender bastante e, no final, sair uma boa profissional. Escolhi me especializar nessa área por gostar da matéria durante a faculdade e, quando comecei a trabalhar, tive mais contato com a área. Assim, eu vi que me identificava mesmo com Ginecologia e Obstetrícia e resolvi me especializar”, contou.

A residente Alline é de Rondônia

Integração

No início da integração, o coordenador da Coreme do HMGV, Pedro Lopes Ritter, recordou as dificuldades enfrentadas para implantar o Programa, em 2014. “Não foi muito fácil porque tínhamos que organizar o ensino sob a nossa responsabilidade. Esse é um papel muito sério e já formamos 69 médicos especialistas. A experiência dos residentes num hospital menor é muito rica”, afirmou.

O diretor técnico médico do HMGV, Rafael Scienza Rosito, apresentou as unidades de saúde geridas pela FHGV no polo Sapucaia do Sul e em Tramandaí. No HMGV, onde se concentra as atividades da residência, o médico revelou que acontecem uma média anual de 8.500 internações e mais de 66 mil atendimentos na emergência. Rosito ainda destacou as tecnologias utilizadas no hospital para a prestação de assistência nas áreas de segurança do paciente, infectologia e neurologia, entre outras.

O diretor de Atenção da Saúde da FHGV, Marcelo Bastiani Pasa, citou ficar satisfeito com os relatos na integração, principalmente, porque novos médicos que passaram pelas residências da instituição, hoje, integram o corpo clínico nas unidades de saúde da instituição. Além dele, entre os participantes do evento estavam os gestores da Fundação, da Gerência Hospitalar do HMGV, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, vereador Evandro Salermo.

Programas

A residência médica em Cirurgia Geral supervisionada pelo médico Carlos Eduardo Gonçalves Teixeira, possui as residentes Joseane de Oliveira Alvarez e Luanda de Oliveira Santos. O Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia supervisionado pela médica Janaína Troyano Costa conta com as residentes Alline Cristina De Paula e Letícia Bez Batti.

O Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade realizado em uma parceria com a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul possui no novo grupo de residentes Carlos Filipe Moraes Coimbra; Mosiah Heydrich Machado e Ricardo Boff Júnior supervisionados pela médica Lúcia Naomi Takimi.

No Programa de Residência Médica em Psiquiatria supervisionado pelo médico Pedro Lopes Ritter, os residentes que iniciaram a formação são Gabriel Henrique Lazzarin Gavenas e Marina Slongo.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Karolina Kraemer / Comunicação FHGV

Recent Posts