Hospital Tramandaí obtém certificação como Centro Essencial para o atendimento de AVC

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Após análise de documentos e relatórios de visita técnica, o Hospital Tramandaí (HT), sob a gestão da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), no Litoral Norte, recebeu a certificação como Centro Essencial para o atendimento de casos de acidente vascular cerebral (AVC) do Programa Internacional de Certificação dos Centros de Acidente Vascular Cerebral (AVC) da América Latina e do World Stroke Organization (WSO). Por mês, o hospital realiza uma média de 50 atendimentos a pacientes com AVC.

O HT é referência em intensivismo adulto, na Linha de Cuidado do AVC, para os 11 municípios da região dos Bons Ventos, que é composta por: Tramandaí, Imbé, Cidreira, Pinhal, Capivari do Sul, Mostardas, Tavares, Palmares do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Caará.

Visita técnica

Em novembro passado, aconteceu a visita técnica para a concessão da certificação. O neurologista vascular e um dos certificadores do Programa, Arthur Pille, participou de reunião com equipes do HT, conferiu a apresentação de indicadores, os protocolos de atendimentos, e as informações registradas nos prontuários. Depois, ele percorreu todo o caminho feito pelo paciente AVC, desde a emergência no hospital até a alta para casa.

“A certificação dos Centros de AVC é um programa gratuito promovido pelo World Stroke Organization juntamente com a Associação Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares. Ser um centro certificado significa estar de acordo com as melhores práticas clínicas internacionais, ter estrutura e recursos humanos suficientes para cada nível de certificação – essencial e avançado, além de manter indicadores e métricas internacionais, no atendimento agudo e seguimento dos pacientes com AVC”, explicou Pille.

Avaliador fez o trajeto do paciente durante o atendimento

FHGV

O coordenador da Linha de Cuidado do AVC da FHGV, Diógenes Guimarães Zãn, informou que, a partir da vistoria, aguardou-se um prazo aproximado de 90 dias para a obtenção ou não da certificação. Nos últimos dois anos, as equipes que atuam na assistência do paciente com AVC no HT, e em outras unidades de saúde geridas pela Fundação, realizam capacitações constantes.

Além disso, para tratar paciente com AVC agudo, os médicos emergencistas e as equipes de enfermagem dessa área da FHGV passaram a contar com o suporte da telemedicina através do Projeto Telestroke e o Projeto Angels, que é uma iniciativa mundial que capacita profissionais para o atendimento de casos de AVC nos hospitais.

Equipes de multiprofissionais do HT, o diretor técnico médico, Diego Morales, a gerente assistencial, Dagmar Herberts, o gerente administrativo, Roger Esteves, e o diretor de Atenção à Saúde da Fundação, Marcelo Bastiani Pasa, acompanharam as ações em torno da vistoria para a certificação.

Equipes presentes na avaliação

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts