Semana da Consciência Negra mobiliza funcionários do Hospital Tramandaí

 In CEPPIR, Hospital Tramandaí, Notícias

Para marcar a Semana de Consciência Negra e com o intuito de promover uma reflexão entre os funcionários, a Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Ceppir), da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), organizou uma semana de eventos nas unidades de saúde em Sapucaia do Sul e no Litoral Norte. No Hospital Tramandaí (HT), a programação contempla atividades desde a última segunda-feira (21/11) até esta quinta-feira (24/11). Nesta quarta-feira (23/11), a programação prossegue com uma Oficina de Tranças, das 10h às 14h, na recepção social do HT, e com a palestra Nossos Povos Vêm de Longe, às 14h, no auditório.

Reflexões

Na última segunda-feira (21/11), o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Vinicius Alves, ministrou palestra sobre o tema Mês da Consciência Negra: Algumas Reflexões Sobre o Racismo Estrutural. Ele ainda destacou o trabalho da Ceppir no desenvolvimento de ações para a promoção da igualdade racial na Fundação.

 “O  racismo ainda é um problema social não resolvido, e por vezes, não admitido, o que é chamado pelos especialistas de racismo à brasileira. Ou seja, às vezes velado, mascarado, mas conforme Silvio Almeida, professor na área do curso de Direito, o racismo tem pelo menos três aspectos: econômico, político e subjetivo. Assim, o racismo como processo histórico e político, cria as condições sociais para que direta ou indiretamente, grupos racialmente identificados sejam discriminados de forma sistemática”, explicou o doutorando, que é quilombola da Comunidade de Morro Alto.

Na segunda a programação também contou com o Momento Cultural “Maçambique” com os artistas musicais, Paulinho Di Casa e Mário Du Leodato; e a roda de conversa, Compreendendo Como se Estruturam as Relações Interpessoais ministrada por Carolina Lindemayer, Daniela da Rosa, Julio Cesar Silveira e Renata Santos.

Com relação as temáticas e os conteúdos da Semana da Consciência Negra da FHGV, a presidente da Ceppir, Alcione Cardoso Alves, explicou que a mudança se dá pela ampliação do conhecimento e pela conscientização da sociedade. “Para acabar com o preconceito é preciso conscientizar a sociedade, através de campanhas que mostrem que todos são diferentes, e assim, todos podem conviver sem a discriminação”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

O que: Oficina de Tranças
Quando: Quarta-feira (23/11), das 10h às 14h
Onde: recepção social do Hospital Tramandaí
Quem: Lisiane Luisa da Silva

O que: Nossos passos vêm de longe!
Quando: Quinta-feira (24/11), às 14h
Onde: auditório do Hospital Tramandaí
Quem: Fernanda Silva Ferreira

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts