FHGV padroniza siglas para uso dos profissionais da saúde

 In FHGV, Notícias

Desde a última sexta-feira (05/08), está disponível na intranet da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), no canto direito da tela, o botão “Documentos Institucionais”. Nele há submenus especificados como o de “Normas” onde consta o Siglário FHGV, recentemente criado. A Direção de Atenção à Saúde é a responsável pelo documento que foi desenvolvido para padronizar o uso de siglas em todas as unidades sob gestão da Fundação, garantindo a organização do prontuário e o uso apenas de abreviaturas previstas em literatura.

Todos os profissionais responsáveis por registros assistenciais que utilizarem siglas e/ou abreviaturas devem usar o padrão definido nessa norma, considerando que a interpretação inadequada pelos diferentes profissionais podem acarretar em eventos indesejáveis. Conforme a Resolução Nº 1638/2002 do Conselho Federal de Medicina, o prontuário do paciente é definido como um documento único, constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a documentação da assistência prestada.

“Os registros no prontuário dos pacientes garantem a continuidade e a qualidade da assistência e constituem-se um documento de respaldo legal para o paciente, profissionais e instituição. Em função dos aspectos legais que envolvem os registros no prontuário, as anotações devem utilizar termos descritivos, objetivos, sem rasuras, sem espaços, com redação coerente, letra legível, utilizar somente siglas padronizadas pela instituição e observar o sigilo profissional. Esperamos que a partir deste documento haja uma melhora da conformidade referente ao uso de siglas, evitando diferentes interpretações dos registros assistenciais dos pacientes”, afirma a enfermeira do Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV, Bibiana Flores.

Qualquer dúvida ou sugestão referente ao siglário pode ser encaminhada para o endereço eletrônico: comissao.documentos@fhgv.com.br com o assunto Siglário.

Bibiana elaborou o siglário

Objetivos

– Padronizar a terminologia especializada utilizada pelos profissionais da saúde nas instituições sob gestão da FHGV.

– Padronizar as siglas e abreviaturas utilizadas na assistência no âmbito da Fundação, fornecendo um manual para consulta dos profissionais das equipes multiprofissionais.

– Favorecer a comunicação efetiva, evitando o uso indiscriminado e sem critérios de siglas e abreviaturas nas unidades sob gestão da FHGV.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts