Consulado do Grêmio incentiva doação de sangue no HMGV

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), gerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), contou com a mobilização do Consulado do Grêmio de Sapucaia do Sul no incentivo à doação de sangue nesta quinta-feira (25/08). Essa foi a primeira vez que a parceria entre as instituições aconteceu, assistida pela equipe do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, cerca de 40 sapucaienses realizaram a doação.

Essa colaboração foi acompanhada pelo cônsul, Rafael Cardoso da Silva, e pela consulesa, Valdete Roberta de Almeida Gomes, do Consulado do Grêmio da cidade, assim como pela vice-prefeita Imilia de Souza, que indicou a cooperação do Consulado com o HMGV, motivada pela possibilidade de movimentação entre as pessoas na divulgação de informação sobre a importância da doação de sangue. Para a consulesa Valdete Roberta, a oportunidade de poder incentivar a doação de sangue foi uma honra. “Além de estarmos salvando outras pessoas, estamos fazendo nossa parte enquanto cidadãos”, destaca. Apesar do coração colorado, o diretor-geral da FHGV, Tércio Erany Tedesco Júnior, prestigiou a ação conjunta.

Vice-prefeita Imilia no HMGV nesta manhã
Réplicas das taças de conquistas expostas

Doação em Família

Integrante do Consulado, a moradora de Sapucaia do Sul, Ana Carla Lasta, de 36 anos, realizou sua terceira doação de sangue nesta quinta-feira, porém a primeira no hospital. “Muita gente não doa sangue por conta da distância de ir para Porto Alegre. Conheço muitas pessoas que não doam por conta disso. Agora, que existe essa outra possibilidade aqui no hospital, talvez isso mude”, comenta.

Uma das pessoas a quem Ana Clara se refere é seu tio, Amarildo Paulo Lasta, de 53 anos. O gremista tomou conhecimento da doação de sangue no Getúlio Vargas através da sobrinha e aproveitou a oportunidade para praticar a boa ação. “Faz anos que doo no Hemocentro, mas não era algo regular muito por conta da proximidade. É bem mais prático poder contar com esse espaço aqui em Sapucaia”, afirma Lasta que estava também acompanhado pela filha, Alessandra Lasta, de 21 anos, que realizou sua primeira doação. “Sempre tive essa vontade de doar sangue e poder fazer o bem para as outras pessoas e como teve essa campanha do consulado, resolvi doar”, conta Alessandra.

Doadores gremistas: Lasta, Ana Clara e Alessandra

Os interessados em doar sangue no HMGV, devem fazer o agendamento pelo telefone (51) 3451-8200, no ramal 160 ou pelo WhatsApp (51) 99892-9848.

Texto e fotos: Karolina Kraemer, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts