Unidade de Coleta de Sangue no Getúlio Vargas completa seis meses no Dia Mundial do Doador de Sangue

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A primeira Unidade de Coleta de Sangue do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) de Sapucaia do Sul completa seis meses de funcionamento no próximo dia 14, Dia Mundial do Doador de Sangue, e já recebeu 402 pessoas interessadas na doação. A demanda, que era aguardada há mais de 15 anos pelos sapucaienses, foi possibilitada por uma parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que participa de todo o processo. Antes disso, os cidadãos precisavam se deslocar até Porto Alegre e outros dois municípios para fazer a doação.

O pedreiro José Volnei Souza da Rosa, de 56 anos, morador de Sapucaia, doa sangue há cinco anos. “Eu tenho carteirinha de doador e antes doava sangue em Porto Alegre porque a minha sogra teve um AVC. Eu a levava para se tratar lá e já aproveitava. Quando ela foi curada e parei de levá-la até a capital, parei de doar por um tempo”, conta. O pedreiro está doando sangue em Sapucaia pela primeira vez e revela que a ação faz com que ele se sinta bem. “Era difícil ir para Porto Alegre e quando eu fiquei sem doar sangue, me sentia mal e pesado. Agora que tem a sala em Sapucaia, voltei a fazer isso. Quando doo, eu me sinto mais leve”, relata.

A estagiária de arquitetura Kamila Vivian, de 21 anos, também mora em Sapucaia e doa sangue desde os 16 anos. Para ela, ajudar quem precisa é sua motivação. “Acredito que é muito importante ter empatia e pensar no próximo. É algo tão simples, que pode ajudar tanta gente. Não dói e ainda é rápido”, opina. Seu namorado, Bryan Bonness, de 19 anos, a acompanhou e aproveitou para doar pela primeira vez. “Eu não doava antes por falta de oportunidade, mas acho um gesto muito importante e a pessoa não precisa se esforçar muito, é tão simples e rápido. Às vezes, a gente só se dá conta da importância disso quando alguma pessoa próxima de nós precisa”, comenta.

Doação

Para a enfermeira da Agência Transfusional do HMGV, Katia Simone Batista Paim, a importância da sala de coleta é o incentivo que ela dá aos cidadãos que desejam doar. “Tornava-se um grande desafio, pois a maior dificuldade era o deslocamento até o Hemocentro em Porto Alegre, mas agora todos podem doar aqui.”, explica. Katia integra a equipe desde a inauguração e afirma que sente gratidão por poder realizar seu trabalho. “Sinto-me muito grata por fazer parte desse projeto, até mesmo porque já fui funcionária do Hemocentro, então posso agregar conhecimentos”, declara.

Para realizar as doações, os interessados devem efetuar o agendamento pelo telefone (51) 3451-8200, no ramal 160 ou pelo WhatsApp (51) 99892-9848. Em cada data, são agendados 40 doadores no total. Neste mês, foi possível doar no dia 09, e a próxima será no dia 30, que já está com vagas esgotadas. Antes de cada doação é realizado um cadastro junto ao Hemorgs. Depois, há duas triagens com a equipe de enfermagem, com a finalidade de verificar os sinais vitais do doador e as condições para doação, que é acompanhada por um responsável técnico médico. Depois, o setor de Nutrição do hospital fornece um lanche. Durante o processo, o HMGV conta com uma equipe multidisciplinar composta por 15 profissionais de saúde.

Texto e fotos: Amanda Krohn, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts