Técnicos de enfermagem da pediatria e neonatologia do HMGV recebem atualização sobre medicamentos intravenosos

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Os técnicos de enfermagem da Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), de Sapucaia do Sul, foram orientados acerca da administração de medicamentos intravenosos em pediatria e neonatologia. Organizado pela coordenação da Assistência Farmacêutica e pela Linha de Cuidado Mãe, Bebê e Criança, o curso foi aplicado por professoras de enfermagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). No próximo dia 30, ocorre a capacitação dos enfermeiros na Unisinos.

Na sequência, profissionais de outras unidades geridas pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) passam por esse treinamento. De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da FHGV, Etiene Aquino Carpes, a preparação é importante para qualificar ainda mais os profissionais e garantir a segurança dos pacientes. “O manuseio correto dos medicamentos intravenosos está intimamente ligado à segurança do paciente e a orientação reforça o cuidado necessário”, pontua.

O curso foi ministrado por Lisete Maria Spengler e Aline Aparecida da Silva Pierotto, que também é especialista em Enfermagem Materno-infantil e mestre em Pediatria e Saúde da Criança. Aline possui ainda experiência com emergência, internação e intensivismo pediátrico e neonatal. “O curso é necessário para renovar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem e atualizá-los sobre novas tecnologias. Tiramos dúvidas deles que aprendem sobre novas tecnologias e reforçamos o protocolo sobre administração de medicamentos”, afirma.

Lisete Spengler é especialista em Administração Hospitalar e mestre em Saúde Coletiva atuante na área da saúde da criança e do adolescente. Lisete atua na Unisinos há 15 anos e já trabalhou como enfermeira assistencial por três anos no Hospital da Criança Santo Antônio. Para ela, treinamento é essencial para a qualificação do cuidado à criança e à família. “Tudo se direciona ao cuidado à criança, à sua segurança e ao cuidado na hora de aplicar a medicação”, comenta.

Treinamento

Os assuntos abordados no treinamento foram particularidades do paciente pediátrico; rede venosa e tipos de dispositivos; principais medicamentos intravenosos administrados em pacientes pediátricos e neonatais; preparo das drogas; reconstituição de ampolas e frascos; diferentes tipos de seringas e seu uso; uso de buretas, bombas de infusão por equipo e por seringa; cálculos de medicação, doses, gotejamento e tempo, entre outros.

O treinamento foi realizado em dois momentos, com dois grupos diferentes.

Texto e fotos: Amanda Krohn, orientada por Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts