Trabalhadoras do Getúlio Vargas ganham dia de salão de beleza

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

Uma sala de aula transformou-se num verdadeiro salão de beleza em dois dias durante esta semana no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. Tudo por causa do trabalho voluntário de duas profissionais que atuam no ramo do embelezamento. Desde o início do mês, uma maquiadora e consultora de beleza percorre as unidades geridas pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas para maquiar as funcionárias, e na etapa no Getúlio Vargas, ela ganhou um reforço com a ajuda de uma cabeleireira. A ação fez parte de atividades programadas da instituição para o mês por causa do Dia Internacional da Mulher que ainda contemplam consultas com nutricionistas.

Cortes de cabelo a seco e escovas gratuitas foram feitas pela cabeleireira e mestranda em química capilar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ana Carolina Longoni de Castro Vicente, que trabalha como cabeleireira há quatro anos e faz trabalho voluntário há seis meses. No voluntariado, além de prestar serviço como cabeleireira, Ana também realiza doações de roupas, entrega de alimentos e assistência a informação em saúde para pessoas em situação de rua. Para ela, sua motivação é trabalhar com pessoas renovando a autoestima e perceber que seu trabalho as ajuda. “O cabelo é a joia da alma, e quando uma pessoa está se sentindo bem consigo mesma, ela tende a cuidar melhor do corpo e da mente”, explica a cabeleireira.

A maquiadora e consultora da Mary Kay, Caroline Schoffler, desde o início deste mês faz maquiagens nas mulheres nas unidades da FHGV. Para ela, este momento serve para que as funcionárias tenham um momento de autocuidado e relaxamento. Caroline levou bem-estar e autoestima para as funcionárias da Unidade de Pronto Atendimento e Clínica da Saúde da Mulher, em Sapucaia, e do Hospital Tramandaí, no Litoral Norte. No HMGV, as maquiagens ou somente a limpeza de pele prosseguem até esta sexta-feira (25/03) e devem ser agendadas pelo telefone (51) 3451-8200 ramal 132. A maquiadora utiliza materiais descartáveis na região dos olhos e da boca, e a própria pessoa se maquia, evitando riscos de contaminação.

Autoestima e saúde

A higienizadora Renata Soltis afirma que a ação faz com que ela se sinta melhor consigo mesma. “É um momento motivacional para a mulher, levanta a autoestima e faz com que a gente se sinta melhor”, expressa Renata. Para a técnica em nutrição Ludmylla Vechie Souza Dias, a ação é um incentivo para as mulheres. “Nós que trabalhamos tanto na saúde temos que ter nosso momento. Não há nada como trabalhar se sentindo bem. Essa é a primeira vez que eu participo de uma ação pelo mês da mulher”, declara.

A cozinheira Ilaine Madalena Hendges Schwartzer aproveitou o “dia de salão de beleza HMGV” para cortar o cabelo. Já a maquiagem não foi possível fazer, pois quem trabalha com a manipulação de alimentos, de acordo com as normas da saúde não pode se maquiar e nem usar adornos. “É uma ação muito legal e é muito bom as pessoas virem para terem um tempinho para si”, comenta Ilaine.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 /Comunicação FHGV

Fotos: Jocélia Bortoli e Amanda Krohn

Recent Posts