HMGV recepciona novos médicos residentes e programa passa a ter residência em cirurgia

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias, Programa de Residência Médica

Os dez novos alunos do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) foram recepcionados na manhã desta sexta-feira (25/03), na sede da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), em Sapucaia do Sul. Neste ano, uma das novidades é que o programa deixa de disponibilizar o Pré-Requisito em Cirurgia Básica para ofertar o Programa de Residência em Cirurgia Geral. Além disso, ainda permanecem na instituição a formação de médicos especialistas em Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Psiquiatria.

“A partir desta turma, os médicos residentes terão à disposição a possibilidade de treinar em qualquer unidade de saúde sob a gestão da FHGV. Apesar de o Programa de Residência Médica do HMGV existir desde 2014, nem sempre teve a estrutura necessária. Por isso, iniciamos melhorias para desenvolver progressivamente as atividades. A criação do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) veio com esse intuito e pela iniciativa visionária do diretor-geral Tércio Tedesco Júnior”, revelou o diretor de Atenção à Saúde da FHGV, Marcelo Bastiani Pasa.

O Programa de Residência do HMGV é coordenado pelo médico Pedro Lopes Ritter e a vice-coordenação se dá pela médica Adriana Trein Enzveiler. “Vocês participam das decisões e procurem sempre que precisarem eu ou a Adriana”, frisou Ritter. O residente em Ginecologia e Obstetrícia Renan Lorenzini ressaltou que “há muita troca de experiência com os outros residentes”. Além disso, o médico sapucaiense Gabriel Antônio Flores Chies destacou o acolhimento no grupo do Programa de Medicina da Família e Comunidade. “Passei em outra instituição e escolhi vir para cá porque fui bem recebido e conhecia a rede”, reforçou o residente em Psiquiatria, William Oliveira Teixeira.

Residência em Cirurgia

O coordenador do Programa de Residência em Cirurgia, Carlos Eduardo Teixeira, explicou que a residência em Pré-requisito em Cirurgia Básica acontecia em 2 anos, não formando o médico como cirurgião. Dessa forma, após o período, o médico tinha que fazer uma outra especialidade cirúrgica. “Agora, com a residência em Cirurgia Geral em 3 anos, nós vamos formar especialistas cirurgiões gerais aptos a atuar sem necessitar de fazer uma outra especialização cirúrgica para completar a sua formação”, ressaltou.

Teixeira recordou que, anterior ao Programa de Pré-requisito em Cirurgia Básica, o HMGV possuia a formação de 2 anos em cirurgião geral. “Nós formamos vários cirurgiões que estão atuando no mercado na residência de 2 anos. Depois, teve uma mudança do Ministério da Educação, e o residente tinha que optar entre cirurgia geral completa, que passou para 3 anos, ou pré-requisito para alguma especialidade de 2 anos. A partir deste ano, retomamos ainda mais completo por ser três anos”, enfatizou.

Recepção

Na recepção, teve uma apresentação do programa, das unidades geridas pela FHGV e dos responsáveis pelos serviços de saúde realizada pela coordenadora do IEP, Adriana Chilante de Paula. Ela lembrou que o hospital entrou em funcionamento em 1970 e que, em 2020, o Getúlio Vargas completou 50 anos em meio à pandemia do coronavírus.

“A história do hospital confunde-se com a do Município, sobretudo, com a carência na questão da saúde. Estamos há pouco mais de um ano de gestão e como todas as instituições de saúde enfrentamos a pandemia e a dificuldade de mudança de cultura dos trabalhadores. Nosso projeto de desenvolvimento da Fundação é transformá-la em sólida e sustentável”, afirmou o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra.

O diretor Marco Antonio Baldo destacou também que a “Gestão 2021/2024 da Fundação tem um projeto ambicioso de acreditação do hospital”, frisou. O diretor técnico médico do HMGV, Rafael Rosito, declarou que “diretor médico tem a responsabilidade de garantir as condições de trabalho para os residentes”, relatou.

A gerente administrativa do HMGV, Loredi Becker Gomes, comentou que o Getúlio Vargas é um hospital porta aberta e que ela e os residentes vão se encontrar bastante pela casa hospitalar para discutir casos de pacientes e da organização do HMGV. A gerente assistencial Raquel Froner contou que atua no HMGV, desde 2009, destacando que “eu e a Loredi somos as gerentes e vamos acompanhar de perto a formação de vocês”.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Amanda Krohn /Comunicação FHGV

Recent Posts