Diretoria Administrativa e Financeira inicia capacitação para fiscais de contratos no Hospital Tramandaí

 In FHGV, Hospital Tramandaí

A diretoria Administrativa e Financeira da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) iniciou pelo Hospital Tramandaí (HT), gerido pela instituição no litoral Norte, treinamento sobre fiscalização de contratos públicos. O curso é desenvolvido através do Instituto de Ensino e Pesquisa e acontece em três módulos para os funcionários de todas as unidades da instituição. No HT, 40 funcionários divididos em duas turmas já fizeram a primeira etapa, e nas unidades do polo Sapucaia do Sul, estão previstas 75 pessoas divididas em três turmas a partir de abril.

No primeiro módulo, a chefe do setor de Contratos da FHGV, Gisele Gomes Gonçalves, orientou acerca do tema “A utilização do sistema de controle de contratos”, ressaltando em torno das principais tarefas de fiscais de contrato na FHGV. No cronograma do curso ainda está previsto o curso virtual da Escola de Governo: “A fiscalização e a efetividade dos contratos: como fiscalizar com eficiência contratos públicos”, disponível em https://www.escolavirtual.gov.br/curso/706. Esse curso deve ser feito pelos fiscais até o próximo dia 07.

No terceiro módulo, o assunto abordado será “Aspecto legais e impactos financeiros da fiscalização de contratos”, dividido em “Noções introdutórias de licitação e contratos administrativos”, ministrado pela chefe do Consultivo da Procuradoria da FHGV, Juliana de Azevedo Aguiar, e pelo assessor jurídico, Luís Fernando Hensel Araújo. Esse módulo também conta com a temática “Os impactos na gestão financeira”, ministrada pela chefe de Orçamento e Controle, Ligiane Dias da Silva.

Objetivo

O curso demandado pela Diretoria Administrativa e Financeira tem como meta instruir os trabalhadores para a melhoria na qualificação da fiscalização dos contratos celebrados com a Fundação. A fiscalização de um contrato consiste em analisar, minuciosamente, as etapas do cumprimento do objeto contratado, entre o gerenciamento, o acompanhamento, e a fiscalização da execução até o recebimento do objeto.

“Identificamos algumas dificuldades dos funcionários que integram as Comissões de Avaliação e Fiscalização de Contratos, por isso, demandamos aos profissionais dos setores responsáveis por essas tarefas para organizar um curso e difundir o conhecimento”, afirma o diretor administrativo financeiro, Marco Antonio Baldo.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

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