FHGV inaugura Centro de Especialidades em Sapucaia do Sul

 In FHGV, Notícias

Nesta quarta-feira (29/12), aos 360 dias da gestão 2021/2024, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) inaugurou o Centro de Especialidades (CE), localizado na Rua Pinheiro Machado, nº 243, em frente ao Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. O evento teve a participação de autoridades do Executivo e do Legislativo, da Direção Executiva da FHGV e de funcionários da instituição. Desde setembro, o local estava em obras de adaptação para adequações aos regulamentos que normatizam os serviços de saúde. Esta é a sexta inauguração do ano da Fundação de novos serviços e, a partir do dia 10 de janeiro, funcionarão consultas médicas e exames nesse local.

O espaço integra o Projeto Ampliar da FHGV em Sapucaia e conta com três andares distribuídos em 406,56 m² de área total onde funcionam dez consultórios médicos, sala de exames, sala de espera e seis guichês no térreo para atender aos usuários. Ao total, é possível consultar para 19 especialidades: cardiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hematologia, neurologia, neurologia pediátrica, nutrição, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia. A previsão é de que em fevereiro sejam realizados exames de audiometria, eletroneuromiografia e eletroencefalograma no CE, que é coordenado por Ana Paula Souza da Silva.

As melhorias na infraestrutura do prédio ficou por conta do proprietário Rodrigo Furlan. “Ele foi extremamente prestativo e diligente para atender as demandas necessárias, inclusive, com a instalação de um elevador, que é imprescindível para o acesso dos usuários”, contou o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação, Marco Antonio Baldo. Além disso, Baldo informou que há um investimento aproximado de R$ 150 mil da FHGV com a aquisição de mobiliário, equipamentos de tecnologia de informação e de saúde, portas e divisórias e produção e instalação da comunicação visual na unidade.

Inauguração

“As novas instalações vão disponibilizar uma ambiência mais agradável aos usuários e garantir o acesso às inúmeras especialidades médicas e multiprofissionais, desafogando as filas do município”, declarou o diretor de Atenção à Saúde da Fundação, Marcelo Bastiani Pasa. O diretor-geral, Tércio Erany Tedesco Júnior, lembrou que é necessário ter propósito, mente e coração para atuar na saúde. “Além de tudo isso, precisamos do apoio como tivemos do prefeito Volmir Rodrigues, da vice Imilia de Souza, dos secretários, dos vereadores e dos funcionários da Fundação”, acrescentou o diretor-geral.

O secretário interino da Saúde Laércio Kerber, que representou a secretária Daniela Heuser, disse que o Centro de Especialidades representa um dia histórico para Sapucaia. “Acredito que teremos o antes e o depois desta gestão no município. Posso dizer que este momento é histórico, sobretudo, porque comecei no HMGV na área de saúde como auxiliar de enfermagem por volta de 1995”, recordou.

A vice-prefeita Imília de Souza comentou que “possamos vir outras vezes até aqui, sempre com a finalidade de oferecer um melhor atendimento para nossa população, pois prover saúde de qualidade, é garantir o direito e a dignidade dos cidadãos. Parabéns a todos envolvidos!”, destacou Imília. Por fim, o prefeito Volmir Rodrigues, salientou que a inauguração do Centro de Especialidades ocorreu com 360 dias de governo e informou que, no primeiro trimestre de 2022, vão ocorrer cirurgias oftalmológicas no HMGV. “Disponibilizamos 29 leitos de UTI covid e atendemos pacientes de 52 municípios. Damos os primeiros passos e até o final da nossa gestão as pessoas vão ter muito orgulho do hospital e da saúde do município”, observou o prefeito.

Diretor Marcelo Bastiani Pasa, prefeito Volmir Rodrigues e diretor-geral da FHGV,
Tércio Erany Tedesco Júnior

Gestão 2021/2024

A primeira inauguração da gestão 2021/2024 da FHGV aconteceu com 100 dias de atuação, quando se colocou à disposição dos usuários a nova recepção do HMGV. No decorrer do ano, teve as inaugurações do espaço exclusivo para atendimento a pacientes com sintomas gripais no Getúlio Vargas; do consultório de oftalmologia e otorrinolaringologia em frente ao hospital; da Sala Lilás e um consultório lilás, que são áreas no HMGV exclusivas para o atendimento de vítimas de violência contra a mulher, de gênero e infantil. Neste dezembro, ainda foi disponibilizada a sala de doação de sangue de Sapucaia do Sul no hospital. Essa demanda era aguardada há mais de 15 anos pelos sapucaienses que, até o momento, tinham que se deslocar para doarem sangue a Porto Alegre e para outros municípios na região.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653/Comunicação

Fotos: Amanda Krohn

Recent Posts