Gestores apresentam planejamento estratégico e ações no Hospital Tramandaí nos primeiros seis meses de atuação

 In FHGV, Hospital Tramandaí, Notícias

Na manhã dessa segunda-feira (02/08), a Diretoria Executiva da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que administra o Hospital Tramandaí (HT), apresentou as principais ações nos primeiros seis meses da nova gestão. A atividade contou com a presença de prefeitos e secretários da Saúde do Litoral Norte, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza, dos diretores da Fundação, Tércio Erany Tedesco Júnior; Marco Antonio Baldo, Marcelo Pasa e Rafael Dutra, e do gerente Administrativo do HT, Roger Esteves.

Um dos destaques nesse período foi a continuidade dos serviços prestados pelo hospital e a referência para a assistência de pacientes covid-19 via Regulação Estadual. De 1º de janeiro a 24 de junho deste ano, foram atendidos 556 pacientes covid-19 de fora da região na Unidade de Terapia Intensiva do HT. “Além de dar continuidade a assistência aos pacientes do Litoral Norte e de outras regiões, pois atendemos as demandas da Regulação Estadual, estamos promovendo melhorias na infraestrutura para viabilizar um serviço de qualidade e humanizado. Mesmo no momento do maior pico do covid, o atendimento aos pacientes não parou e até em maior volume do que está contratualizado com o Estado. Essa atitude faz parte do projeto da nova gestão que prima pela qualidade assistencial”, avaliou o gerente.

Melhorias

Entre as ações, destaca-se ainda a implantação da sala vermelha junto à emergência do hospital, que passou por melhoria da infraestrutura. Após a exposição, deputado, prefeitos, secretários e gestores da Fundação fizeram uma rápida visita pelo HT para conhecer as mudanças. A revitalização da emergência e a otimização de espaços que não eram utilizados anteriormente, como uma sala do centro obstétrico, onde está sendo planejada a montagem de uma recepção para atendimento dos pais e familiares que aguardam as parturientes. Os projetos da administração incluem a expansão física e mais investimentos para a casa de saúde.

Para o parlamentar, iniciativas como esta reforçam a importância e relevância das ações em saúde, como a articulação da Assembleia Legislativa, em conjunto com outros poderes e órgãos, que destinou R$ 90 milhões para apoiar os hospitais gaúchos. “O Hospital Tramandaí é uma referência para a cidade e para toda a região. Tenho visitado instituições de saúde por todo o estado e verificado muitas dificuldades, especialmente no atendimento da demanda de covid-19. Felizmente, em Tramandaí temos uma boa estrutura, que está sendo cada vez mais aprimorada”, destacou Gabriel.

Relatório

No relatório, ocorreu a exposição do planejamento estratégico para a casa hospitalar e das ações como: implantação da teleconsulta; avaliação do perfil microbiológico que possibilita a melhor escolha de antibióticos para pacientes atendidos no local; round multiprofissional que permite a melhor discussão dos casos; projeto Telecardio e TeleStroke, que são de telemedicina e auxiliam no diagnóstico de casos cardíacos e de acidente vascular cerebral e instalação da fachada do HT com identidade visual, entre outras ações.

Também foi explanado sobre a criação do Instituto de Ensino e Pesquisa da FHGV, através de uma parceria com a Faculdade de Tecnologia em Saúde (FASaúde). Essa novidade possibilita que trabalhadores e dependentes da FHGV tenham descontos de 25% nos cursos de graduação e de pós-graduação e 20% nos cursos de extensão. Pela parceria, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) também será disponibilizado para todos os cursos próprios da FHGV, que são residência médica, aperfeiçoamento, educação permanente e educação continuada. Ainda haverá pela FASaúde a certificação de todos os cursos próprios da Fundação ofertados para os funcionários de Sapucaia do Sul, Tramandaí e Porto Alegre.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Jocélia Bortoli

Recent Posts