Direção da FHGV apresenta ações nos seis primeiros meses de gestão para SESRS

 In FHGV, Notícias

O diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Tércio Erany Tedesco Júnior, apresentou um relatório de ações dos primeiros seis meses da nova gestão da instituição à secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann. A apresentação se deu de forma online e contou com as presenças dos diretores Administrativo e Financeiro, Marco Antonio Baldo; de Atenção à Saúde, Marcelo Bastiani Pasa; e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Rafael Teixeira Dutra. O gerente Administrativo do Hospital Tramandaí, Roger Esteves, também acompanhou a exposição.

Entre os destaques citados por Tedesco Júnior está o planejamento estratégico da FHGV que tem como missão ser reconhecida pela sociedade como estrutura de saúde eficaz com sustentabilidade econômica e responsabilidade social. A visão objetiva consolidar o projeto social como modelo de Parceria Público Privada para atendimento ao Sistema Único de Saúde, alinhando com as estratégias governamentais de saúde, de forma complementar e sustentável, e os valores, que tem como prismas a ética, o profissionalismo, a valorização humana, a responsabilidade social e ambiental, a qualidade e a segurança assistencial.

Na exposição, o diretor-geral também abordou a respeito do plano diretor dos hospitais, do plano diretor para a tecnologia de informação, a reformulação do organograma, a implantação de um plano de ação no Hospital Tramandaí a partir de um diagnóstico com a consultoria com o Sírio-Libanês, a implantação dos sistemas de telemedicina do TeleCardio e TeleStroke voltado à Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral, recentemente criada em todas as unidades geridas pela Fundação. A apresentação contou ainda com a exposição das ações através da parceria com a Brazilian Clinical Resources Institiutes para fortalecimento das pesquisas. No campo da comunicação, o diretor-geral citou a criação de sistemas de comunicação interna viabilizados com recursos próprios da FHGV por meio das unidades de Comunicação e da Tecnologia da Informação.

“Nosso agradecimento e reconhecimento pela evolução, pelo compromisso e pela qualidade do trabalho desenvolvido e encaminho a todos os profissionais de saúde do Hospital Tramandaí e do Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul por tudo o que fizeram e estão fazendo no atendimento covid. Muito bom ouvir que há um plano diretor dos dois hospitais. Isso é fundamental e gostei muito de ouvir o aproveitamento do plano de trabalho a partir de um diagnóstico com a consultoria com o Sírio-Libanês para o Hospital Tramandaí. Que bom que evoluiu também. Bom saber que os hospitais têm 100% dos leitos à disposição da regulação e o quanto os serviços foram estratégico no acolhimento de pacientes da região. Achei interessante a integração da farmácia e dos protocolos integrados na Linha do AVC e vocês estarem trabalhando o planejamento estratégico”, afirma a secretária Arita.

Estrutura

A evolução da estrutura com a disponibilização de leitos para a assistência dos pacientes foi um dos marcos do trabalho dos novos gestores da FHGV. Num comparativo entre dezembro de 2020 e junho de 2021, o total de leitos no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) passou de 157 para 205. Alguns exemplos dessa ampliação são os Leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Getúlio Vargas que foram de 19 em janeiro, 29 em fevereiro e 39 em março; de suporte ventilatório de 05 para 17; as unidades de internação passaram de 82 para 93; e os leitos de sala de recuperação de cinco para 17. No Hospital Tramandaí (HT), a evolução dos leitos internação no CTI foi de 21 em janeiro; 31 em fevereiro e 36 em março.

Tanto HMGV quanto HT tornaram-se referência para atendimento de paciente covid e não covid para Regulação Estadual. O HMGV atendeu pacientes de 55 municípios em diversas especialidades e 51 pacientes covid de outros municípios que não Sapucaia do Sul encaminhados através da Regulação Estadual. O HT prestou assistência à pacientes em especialidades variadas de 54 municípios e 28 pacientes covid-19 de outros municípios que não Tramandaí.

Criação do IEP

Para aliar ensino e cuidado na FHGV, a nova gestão ampliou o atual escopo de serviços de educação e pesquisa com cursos próprios em plataforma digital e a constituição de centro de pesquisa clínica por meio do recém-criado Instituto de Pesquisa & Ensino da FHGV aprovado pelo Conselho Curador. Além disso, os funcionários nesses primeiros seis meses participaram de capacitações sobre cuidados com pacientes graves, indicadores biológicos, manejo com bombas de infusão, parada cardiorrespiratória, coleta de laboratórios, ventilação mecânica e desenvolvimento de lideranças, entre outros.

Outros projetos em desenvolvimento contemplam temáticas como os de peças para reposição, caixas para armazenamento, canais de comunicação assistencial, farmácia clínica, responsabilidade dos municípios e regionalização dos municípios.

Texto e foto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts