Nova gestão cria coordenação da assistência farmacêutica da FHGV

 In FHGV, Notícias

Desde maio, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) criou o cargo de coordenação da assistência farmacêutica. A novidade foi aprovada em reunião do Conselho Curador e tem como objetivo promover o alinhamento de processos na área para todas as unidades geridas pela instituição. Além disso, essa mudança reflete diretamente na assistência e na segurança do paciente a partir do mapeamento, da unificação e da qualificação dos processos.

À frente dessa coordenação está a farmacêutica, Etiene Aquino Carpes Zucatti, que trabalha no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, desde 2018. “Cada unidade tem seu farmacêutico responsável técnico que, até então, alinhava os processos de acordo com o local que atua sem o alinhamento de processo como um todo. Por isso, a necessidade de criar esse cargo que alinha e qualifica a assistência. Muitos desses processos já estão em andamento no Getúlio Vargas e a ideia é expandi-los para outras unidades”, afirma.

Etiene esclarece que é necessário alinhamento da compra de medicamentos, bem como ajuste e organização de estoque. “Isso está bem alinhado no HMGV e permite que haja melhor controle na aquisição de medicamentos. Além disso, é preciso estender as rotinas padronizadas para o Hospital Tramandaí (HT). Estou acompanhando, semanalmente, as equipes do HT e da UPA de Sapucaia do Sul para entender melhor a dinâmica e inserir novos processos de trabalho”, destaca.

Benefício

O maior benefício no alinhamento dos processos desenvolvidos pela nova coordenação é o estabelecimento de rotinas mais efetivas. “Ao otimizar os processos, é possível dimensionar o trabalho da equipe. A ideia é qualificar os serviços, assim como priorizar a participação de toda a equipe na implantação dos processos de trabalho para que tenhamos uma gestão mais eficiente tanto na aquisição de medicamentos quanto na assistência, visando a segurança do paciente”, ressalta.

Etiene revela que foi elaborado um mapa estratégico para a assistência farmacêutica da Fundação, e partir do mesmo, cada unidade elaborará o seu planejamento estratégico. “A coordenação possibilita que as questões referentes à assistência farmacêutica sejam discutidas diretamente com a Direção de Atenção à Saúde. Antes, muitos fluxos entre as unidades e a Direção ficavam truncados”, observa.

Qualificação e experiência

Etiene é farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2008. A coordenadora da assistência farmacêutica da FHGV é especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição onde realizou a residência integrada em Saúde. De 2011 a 2012, ela foi tutora do curso de especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica na Universidade Federal pela Santa Catarina. Ela atuou como apoiadora regional do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde / Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica de 2012 a 2014. Etiene ainda foi apoiadora Regional do QualiSUS-Rede do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde no período de 2014 a 2016 e teleconsultora do Telessaúde RS, entre outras experiências.

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts