Linha de Cuidado em AVC intensifica capacitações sobre Projeto Angels

 In Hospital Municipal Getúlio Vargas, Notícias

A Linha de Cuidado em Acidente Vascular Cerebral (AVC) da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) vem promovendo uma série de capacitações referentes à assistência nessa área nas unidades geridas pela Fundação. Desde ontem e nesta quarta-feira (30/06), em horários distintos, estão acontecendo treinamentos no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul. O tema é o Projeto Angels que tem como objetivo qualificar hospitais para o pronto atendimento do AVC em todo o mundo.

A capacitação é ministrada pela enfermeira Anna Caroline Abranches, que participa da inciativa desde 2017. Ela possui especialização em gestão de qualidade da saúde e MBA em gestão da saúde. A fonoaudióloga do HMGV, Naiara Souza Silva da Costa, foi uma das profissionais do hospital que participou do treinamento. Para ela, é bom participar porque as equipes precisam estar alinhadas e preparadas para receber um paciente com AVC. “As rotinas devem estar bem claras para que não haja perda de tempo nesse tipo de atendimento. Já está comprovado que quanto mais agilidade nesse atendimento, menos sequelas o paciente vai ter. Somos referência para AVC e precisamos estar sempre na busca do melhor atendimento a esses pacientes e familiares”, opina a fonoaudióloga.

Naiara explica que a fonoaudiologia atua na linha do AVC a fim de minimizar as possíveis sequelas fonoaudiológicas que o paciente pode apresentar pós-AVC. Entre as sequelas, ela cita a disfagia, que é a dificuldade de deglutição; as disartrias – dificuldades de fala – e as afasias, que são as dificuldades de compreensão e/ou expressão da linguagem. “Trabalhamos com esses pacientes no hospital nas unidades de AVC, realizando estímulos, exercícios para reduzir as possíveis sequelas e orientações aos familiares e cuidadores”, acrescenta a profissional, que também coleta as estatísticas e os indicadores da sua área na linha do AVC.

A fonoaudióloga lembra ainda que, antes da alta, algumas famílias participam do Grupo de Orientação sobre Cuidados Pós-Alta (Goca), que é um grupo multiprofissional, que faz orientações, promove treinamentos aos cuidadores e aos familiares desses pacientes. Isso porque após a alta hospitalar, esses pacientes seguem em acompanhamento fonoaudiológico no Serviço Especializado em Reabilitação em Sapucaia do Sul.

Projeto Angels

Pelo Projeto Angels, dissemina-se centros capacitados através de uma plataforma para troca de experiências entre especialistas em AVC. No mundo inteiro, o projeto objetiva atuar como um denominador comum em todos os hospitais participantes, estimulando um senso de comunidade e proporcionando a motivação necessária para mudanças e melhorias na prestação de cuidados do AVC. Para concretizar essa meta, acontece essa parceria entre os principais especialistas em AVC de centros estabelecidos, e ainda, a formação de um comitê diretor para desenvolver uma estratégia nacional, supervisionar e orientar a introdução e manutenção de atividades lideradas por Angels nos hospitais participantes. Clique aqui para saber mais sobre essa iniciativa.

Treinamento

Nos turnos da manhã e da tarde de hoje, o treinamento ocorreu para as equipes administrativas e assistenciais do HMGV. À noite, das 20h30min às 22h, é a vez de mais equipes assistenciais se capacitarem. Para participar, acesse o link:https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YzUxMmVkNmUtN2E3Ny00YzY4LWI1OWUtYWY5YmY1MTE0OTRi%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22e1f8af86-ee95-4718-bd0d-375b37366c83%22%2c%22Oid%22%3a%2232a70670-6104-46c1-b309-8e862df7f376%22%7d

Texto e fotos: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Recent Posts