Doadora do banco de sangue do Hospital Tramandaí reforça gesto em data mundial de conscientização

 In FHGV, Hospital Municipal Getúlio Vargas, Hospital Tramandaí, Notícias

Nesta segunda-feira (14/06), Dia Mundial do Doador de Sangue, a doadora Roseane Maffei foi fazer a sua doação no banco de sangue do Hospital Tramandaí (HT), que é gerido pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV). “Doo a cada três meses, dentro da cota estabelecida para as mulheres porque meu sangue é O negativo. Eu tenho uma raridade correndo nas veias”, afirma a doadora que representou o Consulado Feminino do Grêmio em Tramandaí.

Vestindo azul e branco, com máscara e manta do Grêmio, ela é uma das doadoras assíduas que ajuda a manter os estoques do HT, que é o único hospital com banco de sangue no litoral Norte gaúcho. Roseane é diretora dos Consulados Femininos do Grêmio no Litoral Norte e consulesa do Consulado Feminino do Grêmio de Tramandaí. “A vida é um dom que tem que ser partilhado. Sangue é vida! Toda a vez que vou doar, fico olhando aquela bolsinha encher e imagino quantas pessoas estou salvando: uma criança, um idoso, um pai ou uma mãe que farão uso daquele sangue. Enche-me de alegria saber que eu pude ajudar a salvar uma vida”, reforça a doadora.

Doar neste 14 de junho também é bastante representativo porque a Organização Mundial de Saúde estabeleceu a data, em 2014, para homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância do ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas. O dia escolhido ainda é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco, que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Banco de Sangue do HT

O gesto de Roseane faz toda a diferença, principalmente porque há mais de um ano, a pandemia do coronavírus vem diminuindo o número de doadores de sangue. “Nossa maior preocupação é ter estoques baixos de hemocomponentes ou vir a faltar pela diminuição de doadores neste atual momento. O período é crítico por causa da pandemia, pois diminuiu cerca de 35% das doações. As pessoas ficam com receio de ir aos hospitais e ao Hemocentro por medo do coronavírus, mas elas não devem ter receio de doar porque todas as medidas de prevenção estão sendo realizadas: distanciamento, álcool em gel, uso de máscaras e atendimento individual na sala”, esclarece o enfermeiro, Rafael do Nascimento Menezes, que atua há 2 anos no banco de sangue do HT.

Além disso, Menezes explica que no HT é possível fazer o agendamento da doação de sangue de grupos, bem como de familiares e de amigos de pacientes que dependem de transfusões e precisam repor o estoque do banco de sangue. O banco de sangue do HT recebe doadores de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30min e das 14h às 16h30min. Mais informações são fornecidas pelo telefone 51 3684.0300.

“O período é crítico por causa da pandemia, pois diminuiu cerca de 35% das doações”, afirma o enfermeiro Rafael Menezes

Agência Transfusional do HMGV

O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, outra casa hospitalar administrada pela FHGV conta com uma agência transfusional. No local, não é feita a coleta de sangue de doadores, pois na agência são armazenadas bolsas de sangue do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul para serem usadas nas transfusões de pacientes internados. Contudo, esses pacientes precisam encaminhar doadores para reporem as bolsas no Hemocentro, que se localiza na Avenida Bento Gonçalves, 3722 em Porto Alegre. Mais informações sobre a doação de sangue no Hemocentro são fornecidas pelo e-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br e o agendamento de doação acontece pelo WhatsApp (51) 98405.4260. O horário para doação de sangue no local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Estoque da Agência Transfusional do HMGV

Requisitos para doar sangue

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha acontecido até 60 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais.

– Não estar em jejum. Mas, é preciso evitar a alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

– Pesar no mínimo 50 quilos.

– Estar descansado. É preciso ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

– Apresentar documento original com foto recente que permita a identificação do doador.

– Se tiver resfriado, é preciso aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.

– Período após gravidez: 90 dias após o parto normal e 180 dias depois da cesariana.

– Ter feito tatuagem e maquiagem definitiva há mais de 12 meses.

– Ter colocado piercing há 12 meses, porém piercing em cavidade oral e genital impedem a doação.

– Extração dentária: verificar o uso de medicamento, ou tratamento de canal por sete dias.

– Vacina contra a gripe, precisa esperar 48 horas

– Herpes labial ou genital: depois do desaparecimento total das lesões.

– Herpes zoster: apto após seis meses de cura do vírus.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts