Médicos e enfermeiros das emergências hospitalares da FHGV contam com Projeto Telestroke para tratar pacientes com AVC

 In FHGV, Notícias

Neste mês, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) implantou a Linha de Cuidado em Acidente Vascular Cerebral (AVC) para as unidades de saúde. Em razão disso, reuniões e treinamentos estão sendo realizados com as equipes, principalmente, as que atuam nas emergências do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), em Sapucaia do Sul, e no Hospital Tramandaí (HT), no litoral Norte. A partir de agora, para tratar paciente com AVC agudo, os médicos emergencistas e as equipes de enfermagem dessa área passaram a contar com o suporte da telemedicina através do Projeto Telestroke.

O coordenador da linha, Diógenes Zãn, neurologista pós-graduado em neurologia vascular, tem realizado reuniões e capacitações para equipes. Ele explica que nesses encontros são aprofundados os objetivos da linha e apresentada a programação das atividades. “Temos como prioridade melhorar a qualidade do atendimento do paciente com AVC nas unidades da FHGV, desde o atendimento de emergência até a alta hospitalar. Para isso, é fundamental o treinamento periódico das equipes envolvidas e a criação de protocolos padrões de atendimento”, afirma.

Já na capacitação, uma das novidades para os médicos emergencistas e para as equipes de enfermagem dos hospitais é a assistência por telemedicina viabilizada pelo Projeto Telestroke, que é uma iniciativa da Rede Brasil AVC. Esse projeto possibilita a assistência durante 24 horas nos sete dias da semana feita por um grupo de neurologistas subespecializados em AVC de Porto Alegre e de Ribeirão Preto do qual Zãn também faz parte. “Pelo Telestroke é fornecida assistência por telemedicina aos médicos emergencistas no atendimento de pacientes com AVC agudo, auxiliando na interpretação da tomografia, do exame neurológico e na decisão do melhor tratamento para cada paciente”, esclarece Zãn.

Visita técnica da equipe do Telestroke à emergência do HMGV

Capacitação

A enfermeira Jocelaine de Jesus Lencina, que é chefe da emergência do Hospital Tramandaí, participou de reuniões e da capacitação da Linha do AVC. “Como somos referência para o AVC no litoral Norte, o Telestroke vem acrescentar para a agilidade na tomada de decisão para pacientes com AVC, minimizando possíveis sequelas que passam ocorrer. O Telestroke manterá uma equipe de neurologia disponível 24 horas por dia para dar suporte aos casos de AVC em nosso hospital, prestando um apoio muito valioso à equipe médica e de enfermagem da emergência, sendo o paciente o nosso maior beneficiado”, opina.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV

Fotos: Divulgação FHGV

Recent Posts